É belíssima a história do Brasil e de como foram construídas nossa cultura e valores a partir da fé em Deus e no trabalho. E aqui vale entender um pouco mais deste como as irmandades se organizavam para construir tanto os espaços da Igreja, (os prédios), como também de desenvolver as redes de apoio para o crescimento da cidade, dos negócios e da prosperidade. O que chamamos atualmente de “networking”.
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada na Rua do Ouvidor, 35 no Centro do Rio de Janeiro, é um verdadeiro tesouro da arquitetura barroca carioca. Sua história remonta ao século XVIII, quando em 1743, comerciantes e moradores da região ergueram dois pequenos oratórios em homenagem à Nossa Senhora da Lapa. A devoção à santa era forte entre os mascates e comerciantes do centro da cidade, e logo os oratórios se tornaram insuficientes para acolher os fiéis.
Em 1747, a Irmandade dos Mercadores foi fundada e assumiu a responsabilidade de construir uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Lapa. A obra, projetada pelo arquiteto português Ricardo do Pilar, foi concluída em 1750 e se destaca por sua planta elíptica e decoração exuberante. A fachada, em estilo rococó, apresenta frontão triangular, torre sineira e nichos com estátuas de santos. No interior, o destaque fica para o altar-mor, ricamente ornamentado com talha dourada e pinturas. Desde então, vem sendo parte da história da cidade e de seu povo. Mas queremos destacar, a presença de homens de fé e de negócios, os chamados “mercadores”, aqueles que trabalham na economia e nos mercados da cidade, e que dedicam seu esforço para a construção do bem comum.
E hoje, temos a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE RIO, que tal como as antigas irmandades, são pessoas que buscam construir através de sua vida profissional e empresarial uma prática de bem comum. Não é a riqueza individual que buscam como principal interesse; mas de valorizar as pessoas e compartilhar com a sociedade e com a igreja na construção de bens físicos (obras sociais) e bens espirituais, ou seja, os valores, honestidade, trabalho e ética contra práticas de corrupção e desvios.
E nessa Quaresma, que é o tempo cristão da oração, penitência e caridade, a ADCE RIO convida para uma missa presidida por Dom Orani João Tempesta, sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, que será na segunda, 04/03 as 11.00. E após teremos um almoço de adesão, em confraternização no restaurante Capitu ao lado. A missa comemora o início do novo ano comercial, que, sabemos, no país acaba coincidindo com o fim do carnaval.
É importante que Empresários e Empreendedores defendam os bons valores que foram o cimento e tijolos da sociedade carioca, como forma de desenvolvimento para o futuro. E por isso homens de boa vontade precisam estar unidos, debatendo valores e princípios além de fortalecer um networking do bem. Busquem mais informações sobre ADCE RIO, no Instagram (ou Facebook) pelo @adcerio ou no programa “Conexão com Valores” transmitido todos os sábados as 17h na Rádio Catedral FM 106,7.
E finalizamos pedido à Nossa Senhora Imaculada Aparecida que cuide de todo o povo carioca e do Brasil, especialmente aos empresários, para que possam ser lideranças necessárias para um país melhor, mais justo e inclusivo. Nossa Senhora cuidai dos mercadores do bem.