Igreja do século XVIII restaurada no Centro do Rio retoma serviços de missas e casamentos

Igrejinha dos Mercadores, pérola de 1750, terá missas diárias às 8h e especiais às 12h todos os fins de semana, com coral e orquestra; templo já aceita reservas de casamento e está aberto também a visitação turística

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Decoração da Reabertura da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores - Foto Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

Foi amplamente noticiada em toda a mídia a bela cerimônia de reabertura da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que contou com a a presença do Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, do Prefeito Eduardo Paes e outras autoridades cariocas. A missa contou com uma cerimônia especial de bênção do novo altar do templo, assim como a investidura do novo Provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. Reaberta e restaurada com a colaboração do Shopping Paço do Ouvidor e da Sergio Castro Imóveis, a igrejinha conta com arquitetura barroca e rococó da melhor qualidade além de uma fachada deslumbrante que fica bem na esquina da Rua do Ouvidor com a Travessa do Comércio, e a Irmandade dona do imóvel de 1750 divulgou o retorno dos serviços religiosos, esta semana.

O templo católico, um dos mais famosos e bonitos do Rio, já voltou a receber visitantes todos os dias de semana, para missas diárias, às 8h da manhã. Após o fim da celebração eucarística das 8, a igreja fica aberta para visitação, inclusive turística. Entre 9 e 14h dos dias de semana é possível visitar, além da nave elíptica – uma das únicas da cidade – a sacristia e o átrio de Nossa Senhora da Fé, onde estão as famosas bala de canhão e imagem de mármore que foram objeto do chamado Milagre da Rua do Ouvidor. Em 1893, durante a revolta da armada, o encouraçado Aquidabã atirou contra a cidade, derrubando a torre de sinos da Igreja e a estátua de quase 2m de altura da Santa, que, embora despencando de 25m de altura, só quebrou 2 dedinhos. Depois das 15h, até as 18h, só será possível visitar a parte principal da igreja, e após o badalar das seis horas da tarde, os portões da igrejinha do Arco do Teles são fechados. O local é um oásis de tranquilidade no Centro; ao fundo, um permanente canto gregoriano que toca no novíssimo sistema de som do templo.

Nos finais de semana – todo sábado e domingo – as missas são sempre solenes e festivas. Contam com coral, música erudita, decoração em flores naturais, procissão de entrada e saída, fumaça de incenso, acólitos, e são celebradas sempre em latim, conforme o rito do Papa São Paulo VI. “As missas de fim de semana terão o acompanhamento do Coral Astorga, da soprano Juliana Sucupira, e nosso órgão de 1873 vai ser tocado, entre outros instrumentos; é uma missa com coral e grande orquestra, além de cuidadosa celebração litúrgica. A missa é em latim, mas as leituras e a pregação (homilia) são em português”, explica o responsável pela irmandade, Cláudio André de Castro, que acredita que o contato com a fé tem tudo a ver com a boemia do carioca: “nada melhor do que ouvir a palavra de Deus e comungar ao som de Handel e outros gënios da música numa igreja que é um monumento arquitetônico, e depois sair para almoçar com os amigos num dos bares e restaurantes aqui da Praça XV. Eu sei que é o que eu vou fazer.”, brinca. A direção espiritual fica por conta dos padres Vitor Pereira e Victor Hugo Nascimento.

A recuperação da Igreja e de seu acervo contou com a contribuição do Shopping Paço do Ouvidor e da Sergio Castro Imóveis, e nas missas solenes de sábado e domingo com grande orquestra e coral a irmandade conta com o apoio do restaurante Sobrado da Cidade. A igreja ganhou também um sistema de som de última geração.

Advertisement

A Igreja já aceita reservas de datas para casamento, missas, e batizados. A secretaria fica a cargo da experiente Sylvia Assumpção, com anos de serviços à Irmandade; a secretaria está aberta todos os dias de 9h até as 14h e responde a consultas no email secretaria@lapadosmercadores.org. Segundo a Igreja, as perguntas também são respondidas via o chat do Google e via o perfil do Instagram, @igrejalapadosmercadores.

O telefone da Irmandade é (21) 98997-8330, que também é WhatsApp. A secretaria publicou hoje a programação da Igreja, que já está valendo:

Agenda dos Serviços Religiosos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Rua do Ouvidor, 35 – Esquina de Travessa do Comércio (Arco do Teles) – Centro – Rio de Janeiro

Segundas-Feiras – Missa em sufrágio das almas dos irmãos falecidos, membros da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (aberta ao público) – 8h da manhã

Terça a Sexta – Missas todos os dias as 8h da Manhã, exceto feriados

Sábados – Missa Especial com Música Clássica (Coral e Orquestra), sempre em Latim no Ritual de São Paulo VI, às 12h (meio dia)

Domingos – Missa Especial com Música Clássica (Coral e Orquestra), sempre em Latim no Ritual de São Paulo VI, às 12h (meio dia)

Todo dia 27 de cada mês: Missa Votiva de Nossa Senhora das Graças, com queima dos pedidos coletados durante o mês em um momento de oração, no Átrio da Fé. Sempre às 10h. Quando o dia 27 cai num fim de semana, a missa votiva fica para segunda-feira.

[Além dos meios de transporte públicos – o restaurante fica próximo às barcas, ao Metrô Carioca e na cara do VLT-Praca XV, é possível estacionar próximo, no Terminal Garagem Menezes Côrtes, e a caminhada é de 5 minutos]

Obs: Todas as celebrações são abertas ao grande público, mas membros da irmandade dos Mercadores e seus convidados têm lugar cativo nas celebrações.

Visitação Turística

Igreja (Nave e Altares Laterais) – Todos os dias de semana de 9 às 18h (portões fechados às 18h), exceto feriados e em horário de missas e celebrações.

Sacristia e Átrio de Nossa Senhora da Fé, onde está a Bomba que atingiu a Igreja: Todos os dias de semana de 9 às 14h, sábados de 9 às 17:00, domingos de 9 às 16h, exceto em horário de missas e celebrações.

A Irmandade dos Mercadores se reserva o direito de alterar estes horários sem aviso prévio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Igreja do século XVIII restaurada no Centro do Rio retoma serviços de missas e casamentos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Igreja do século XVIII restaurada no Centro do Rio retoma serviços de missas e casamentos
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui