Após passar amplas reformas, a Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada no centro do Rio de Janeiro, foi reinaugurada em 10 de junho e, além das missas e casamentos, está abrindo sua nave de 1750 para receber concertos gratuitos de música erudita. No mês passado, a igrejinha lotou com a Orquestra e Coral Madrigal Cruz Lopes. Esta semana, no dia 14 de julho (sexta-feira), às 12h, será a vez da nave elíptica do templo dos mercadores receber o Coro San José de Las Fuentes, de Buenos Aires, para uma apresentação única. O coro é formado por crianças e jovens e é uma referência em música erudita de qualidade. Os cantores vêm de um tour por Uruguai e Argentina.
Fundada no século XVIII por comerciantes, a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada na Rua do Ouvidor esquina com a Travessa do Comércio, no coração do Centro do Rio, chegou a ser interditada pela Defesa Civil devido à queda de parte de sua fachada. O processo de reforma incluiu a recuperação do frontispício, a reconstrução das instalações elétricas e hidráulicas, e restauro do mobiliário interno, a automatização dos sinos, revisão do telhado, e a pintura total do templo, entre outras coisas como o restauro do seu lindo órgão francês de 1873.
O empresário Claudio André Castro, nomeado pela Arquidiocese do Rio como comissário provedor da Irmandade dos Mercadores, foi responsável pelas obras. A igreja, de estilo rococó e barroco, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A Igreja entrou de vez no guia de principais atrações turísticas da cidade. Nossas missas de sábado e domingo ao meio-dia com o Coral Astorga têm lotado, e o comércio da região da Praça XV tem recebido com alegria os frequentadores e fiéis da nossa Irmandade”, diz Castro, exultante. O provedor informou que em breve, após um século parado, o relógio da fachada da Igreja deve voltar a funcionar. “E esta não é a única novidade que vem por aí. A recuperação do Centro Histórico é uma realidade; a segurança aumentou aqui na região e os comerciantes estão se reunindo para trazer muita novidade. A nossa Igreja também vai seguir surpreendendo, também, com eventos sobre música erudita, história e, claro, fé católica”, diz.
Na apresentação única – com entrada franca – o Coro San José de las Fuentes apresentará uma seleção do seguinte repertório:
Vozes iguais:
-A Chorister´s Prayer / Gary Davison
-Panis Angelicus / Cesar Franck * Solo: Juan Ravetti
-Amen / Giovanni Battista Pergolesi
-Ave María / Charles Gounod
-Alfonsina y el mar / Ariel Ramirez – Vivian Tabbush (Zamba)
-Desde el puente carretero / Peteco Carabajal – Lucas Echaniz (Chacarera)
-El Árbol ya fué plantado / Damian Sanchez – Carmelo Fioritti (Guarania) * Solo: Joaquina del Pech
-Joshua fought the battle of Jericho / Spiritual tradicional
Vozes mistas:
-Da Pacem Domine / Melchior Franck
-SIyahamba / tradicional africana
-Ndandihleli / tradicional africana
-Alzaron los rios / Himno tradicional
-Himno a San José / Sara Santa Coloma
Direção: Lucas Echaniz
Subdireção: Rolando Rotela
Órgão/piano: Julieta Giordano
Técnica vocal: Lucia Muniagurria
(o vídeo abaixo mostra os meninos em ação)
- Serviço:
- Concerto com o Coro San José de Las Fuentes
- Data: 14 de julho, sexta-feira
- Horário: 12h
- Local: Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
- Endereço: Rua do Ouvidor nº35, Centro, Rio de Janeiro
- Entrada gratuita
- Apoio Cultural: Sergio Castro Imóveis e Shopping Paço do Ouvidor