Igreja na rua do Ouvidor receberá concerto com entrada franca

Nesta sexta, dia 14 de julho, às 12h, o Coro San José de Las Fuentes, de Buenos Aires, se apresenta na igreja da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Decoração da Reabertura da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores - Foto Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

Após passar amplas reformas, a Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada no centro do Rio de Janeiro, foi reinaugurada em 10 de junho e, além das missas e casamentos, está abrindo sua nave de 1750 para receber concertos gratuitos de música erudita. No mês passado, a igrejinha lotou com a Orquestra e Coral Madrigal Cruz Lopes. Esta semana, no dia 14 de julho (sexta-feira), às 12h, será a vez da nave elíptica do templo dos mercadores receber o Coro San José de Las Fuentes, de Buenos Aires, para uma apresentação única. O coro é formado por crianças e jovens e é uma referência em música erudita de qualidade. Os cantores vêm de um tour por Uruguai e Argentina.

Fundada no século XVIII por comerciantes, a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, localizada na Rua do Ouvidor esquina com a Travessa do Comércio, no coração do Centro do Rio, chegou a ser interditada pela Defesa Civil devido à queda de parte de sua fachada. O processo de reforma incluiu a recuperação do frontispício, a reconstrução das instalações elétricas e hidráulicas, e restauro do mobiliário interno, a automatização dos sinos, revisão do telhado, e a pintura total do templo, entre outras coisas como o restauro do seu lindo órgão francês de 1873.

O empresário Claudio André Castro, nomeado pela Arquidiocese do Rio como comissário provedor da Irmandade dos Mercadores, foi responsável pelas obras. A igreja, de estilo rococó e barroco, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A Igreja entrou de vez no guia de principais atrações turísticas da cidade. Nossas missas de sábado e domingo ao meio-dia com o Coral Astorga têm lotado, e o comércio da região da Praça XV tem recebido com alegria os frequentadores e fiéis da nossa Irmandade”, diz Castro, exultante. O provedor informou que em breve, após um século parado, o relógio da fachada da Igreja deve voltar a funcionar. “E esta não é a única novidade que vem por aí. A recuperação do Centro Histórico é uma realidade; a segurança aumentou aqui na região e os comerciantes estão se reunindo para trazer muita novidade. A nossa Igreja também vai seguir surpreendendo, também, com eventos sobre música erudita, história e, claro, fé católica”, diz.

Na apresentação única – com entrada franca – o Coro San José de las Fuentes apresentará uma seleção do seguinte repertório:

Vozes iguais:
-A Chorister´s Prayer / Gary Davison
-Panis Angelicus / Cesar Franck * Solo: Juan Ravetti
-Amen / Giovanni Battista Pergolesi
-Ave María / Charles Gounod
-Alfonsina y el mar / Ariel Ramirez – Vivian Tabbush (Zamba)
-Desde el puente carretero / Peteco Carabajal – Lucas Echaniz (Chacarera)
-El Árbol ya fué plantado / Damian Sanchez – Carmelo Fioritti (Guarania) * Solo: Joaquina del Pech
-Joshua fought the battle of Jericho / Spiritual tradicional

Vozes mistas:

-Da Pacem Domine / Melchior Franck
-SIyahamba / tradicional africana
-Ndandihleli / tradicional africana
-Alzaron los rios / Himno tradicional
-Himno a San José / Sara Santa Coloma

Direção: Lucas Echaniz
Subdireção: Rolando Rotela
Órgão/piano: Julieta Giordano
Técnica vocal: Lucia Muniagurria

(o vídeo abaixo mostra os meninos em ação)

  • Serviço:
  • Concerto com o Coro San José de Las Fuentes
  • Data: 14 de julho, sexta-feira
  • Horário: 12h
  • Local: Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
  • Endereço: Rua do Ouvidor nº35, Centro, Rio de Janeiro
  • Entrada gratuita
  • Apoio Cultural: Sergio Castro Imóveis e Shopping Paço do Ouvidor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Igreja na rua do Ouvidor receberá concerto com entrada franca
lapa dos mercadores 2024 Igreja na rua do Ouvidor receberá concerto com entrada franca

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui