Igreja São Francisco da Penitência recebe o concerto Candlelight: O Melhor dos Mestres Barrocos

No evento, que acontece no dia 21, serão executadas obras de Haendel, Gluck, Bach, entre outros representantes do estilo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Igreja de São Francisco da Penitência / Reprodução: Tripadvisor

A Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, localizada no Centro do Rio de Janeiro, receberá no 21 de maio (domingo), uma apresentação do concerto Candlelight: O Melhor dos Mestres Barrocos. Composições de Haendel, Gluck, Bach e outros representantes do estilo serão executadas pelo Quarteto de Cordas Ornamentus, em sessões realizadas às 15h, às 17h e às 19h.

A Igreja de São Francisco da Penitência é considerada a ápice da expressão do estilo barroco no Brasil. A fachada simples da edificação, que fica no alto do morro de Santo Antônio, no Largo da Carioca, esconde uma igreja de beleza incomparável cujos destaques ficam à cargo dos altares dourados e da riqueza da ornamentação da construção cujo interior é todo entalhado em cedo dourado, tendo o trabalho sido executado por Francisco Xavier de Brito (Aleijadinho). Seu forro conta com pintura ilusionista, que dá a impressão de que os anjos estão descendo rumo aos assentos.

A edificação começou a ser erguida, em 1657. Por conta de desavenças entre a irmandade, frades e seus próprios membros, a igreja só foi inaugurada, em 1736, com as obras ainda não concluídas. O que ocorreu somente em 1772. A edificação forma, junto com o Convento e a Igreja de Santo Antônio, um dos mais importantes conjuntos da arquitetura colonial do país.  

Programa:

Advertisement

Aria da suite n°3 (Aria da 4ª corda) – J.S.Bach

Sinfonia da Cabntata 156 (Arioso) – J.S.Bach

Jesus alegria dos Homens – J.S.Bach

Divertissement – Saint-Preux

Concerto de Brandemburgo nº4 – J.S.Bach

Suite aquática – Haendel

Canon em Ré Maior – Pachelbel

Suite n.1 para violoncelo – J.S.Bach

The arrival of the Queen of Sheeba – Haendel

Dança dos espíritos bem-aventurados – Gluck

A apresentação terá duração de 1 hora. Os interessados devem chagar com antecedência à igreja, pois não há lugares marcados. As portas do espaço serão abertas 30 minutos antes da apresentação e não será permitida a entrada na sala após o fechamento das portas.

A indicação etária é a partir dos 8 anos de idade. Os menores de 16 anos deverão ser acompanhados por um adulto.

Os organizadores do evento sinalizam que o local não possui acessibilidade para cadeirantes. O estacionamento para o evento é gratuito, com acesso pela Avenida República do Chile.

Os ingressos têm valor, entre R$ 80,00 e R$ 180,00, e podem ser comprados pela plataforma Fever Up.

A Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência fica na no morro de Santo Antônio, na Rua da Carioca, nº 5, no Centro.

As informações são dos sites Viagem e Turismo, Rio Cidade Maravilhosa e plataforma Fever Up.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Igreja São Francisco da Penitência recebe o concerto Candlelight: O Melhor dos Mestres Barrocos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Igreja São Francisco da Penitência recebe o concerto Candlelight: O Melhor dos Mestres Barrocos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui