O primeiro ponto que preciso ressaltar é que Assessoria de Imprensa é diferente de anúncio. Em um anúncio todo mundo vê que você pagou para estar ali e a Assessoria de Imprensa vai conseguir encaixar um empresário em Jornais, Rádios, Revistas, Sites e TVs, por meio de entrevistas, o que transfere credibilidade à empresa. Neste período de crise econômica, vai sair na frente a empresa que traçar as melhores estratégias de divulgação da sua marca e não de forma escancarada com publicidade, mas colocando o seu melhor porta voz para falar com os jornalistas sobre os grandes “feitos” da empresa.
Além disso, o assessor também estará ali para fazer qualquer gerenciamento de crise, caso saia alguma matéria equivocada na mídia para poder elaborar uma nota a imprensa e marcar entrevistas coletivas. Apesar de muitas empresas estarem fechando, a concorrência ainda é grande, principalmente nas áreas de saúde e beleza, então é importante investir em “mídia espontânea”. O que seria isso? O Assessor de Imprensa seria responsável por pensar pautas estratégicas para colocar o cliente na mídia. Se estamos vivendo um período de crise, vamos colocar os especialistas de direito do trabalho, psicólogos, contadores, analista de recursos humanos e publicitários para concederem entrevistas sobre como sair bem deste período de crise, como cortar gastos, como manter o emprego, como conseguir uma promoção mesmo neste cenário desfavorável. Tudo isso é possível desde que se escolha a melhor pessoa para dar entrevistas.
O assessor deve verificar se o empresário tem desenvoltura para falar em Rádio e em TV ou se é tímido e prefere designar outra pessoa para esses tipos de mídia e atender apenas os impressos. Na hora da entrevista com o seu novo cliente o assessor deve buscar informações que vão chamar a atenção do jornalista para querer entrevistá-lo como, por exemplo, número de filiais da empresa, os anos de experiência do profissional no mercado, os cursos feitos no exterior, as especializações e os principais serviços oferecidos. Nada de matérias longas, pois os jornalistas das redações não têm tempo de ler matérias quilométricas. Duas páginas, no máximo, e no corpo do e-mail para o jornalista não ter trabalho de abrir arquivo.
Posso dizer que a tarefa de um Assessor de Imprensa de marcar entrevistas para o seu cliente com os jornalistas não é nada fácil. Fazer isso pelo menos uma vez por semana não são todas as assessorias que conseguem, ou melhor, poucas. Quantas vezes já ouvi cliente dizer que está desacreditado com o serviço de assessoria de imprensa, pois ficou três meses pagando pelo serviço e não deu nenhuma entrevista. O bom assessor tem que correr atrás, ler jornais, fazer pesquisas e pensar a melhor estratégia para colocar o seu cliente na mídia. Ou seja, precisa estar atento ao momento que o mundo está passando e ligar, fazer contatos.
Não adianta o assessor pensar em um tema (pauta) para colocar o seu cliente para dar uma entrevista e apenas mandar por e-mail e pensar: se o jornalista gostar vai retornar. Não. O repórter de um grande jornal recebe, em média, mais de mil e-mails por dia e não vai ter tempo para ler todas as demandas. Então, um assessor deve mandar uma pauta e ligar no minuto seguinte para saber se o jornalista recebeu o e-mail, se gostou da sua sugestão e quando será a reunião de pauta. No trabalho de assessoria as ferramentas essenciais para o sucesso são: ser proativo, rápido e ter bons contatos jornalísticos.
Outro fator importante para o cliente ser bem visto pelos jornalistas é entregar as respostas dentro do prazo (deadline). Nada de economizar nas palavras. Peça para o seu assessorado caprichar nas respostas, pois o jornalista precisa ter um bom material para elaborar a matéria.
Essa crise atingiu, infelizmente, em cheio a área de jornalismo. Foram inúmeras demissões desde o começo do ano em grandes veículos. Com isso, abrir o próprio negócio está sendo uma boa opção e a melhor forma é optar por começar em home office até conseguir uma boa cartela de clientes e aproveitar para divulgar os serviços prestados por esses especialistas na mídia. Promover palestras, workshops e cursos para driblar a Crise Econômica. Ela está ai, é um fato, mas se os empresários tiverem um instrumento importante para levar a empresa adiante, ou seja, um bom assessor de imprensa, a crise econômica será apenas uma marolinha e você irá tirar de letra!
Kelly Beltrão