O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) reconheceu oficialmente a Praia da Glória como área de balneabilidade e iniciou o monitoramento da qualidade de suas águas. A medida foi tomada em resposta ao aumento significativo de banhistas, impulsionado pelos bons resultados observados na Praia do Flamengo, localizada nas proximidades. A coleta de amostras será realizada no lado direito da Marina da Glória.
“A Praia da Glória tem um enorme potencial de uso recreativo, e nosso objetivo é garantir que a população possa desfrutar desse espaço com segurança. O monitoramento da qualidade da água é uma ferramenta fundamental para garantir a saúde pública e preservar o meio ambiente”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Desde 2021, quando os serviços de saneamento foram concedidos à iniciativa privada, a Baía de Guanabara tem se destacado pela melhora na qualidade de suas águas, incluindo o retorno da balneabilidade em praias como Flamengo e Botafogo, o reaparecimento de espécies marinhas e a redução de 90% da poluição na Praia do Flamengo.
Entre as principais obras que contribuíram para esses resultados está o desvio do Rio Carioca para o interceptor oceânico, evitando o despejo de 20 milhões de litros de água contaminada na Praia do Flamengo. O Inea, em parceria com a concessionária, também trabalha na identificação de lançamentos irregulares de esgoto em galerias pluviais e ao longo do curso do Rio Carioca.
“Notamos que após as últimas notícias sobre a boa qualidade das águas do Flamengo, o número de frequentadores da Praia da Glória aumentou muito. Por isso, decidimos expandir nosso monitoramento para essa área. Toda terça e sexta-feira, a população terá acesso aos resultados no site e nas redes sociais do Inea”, explicou o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Cauê Bielschowsky.