Iniciativa Decola Cria chega ao Rio com foco em reduzir número de jovens fora da escola e sem trabalho

A iniciativa busca mobilizar parceiros públicos e privados para enfrentar o desafio de incluir jovens, entre 15 e 29 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Decola Cria - Foto: Divulgação

O Decola Cria, projeto articulado pelo Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e inspirado no Global Opportunity Youth Network (GOYN), será lançado no Rio de Janeiro no próximo dia 16 de setembro, no Museu do Amanhã. A iniciativa busca mobilizar parceiros públicos e privados para enfrentar o desafio de incluir jovens, entre 15 e 29 anos, que estão fora da escola e do mercado de trabalho.

A versão carioca do GOYN, que já foi implementada em 16 cidades de nove países, chega ao Rio com o apoio de parceiros como a Fundação Roberto Marinho, Firjan, UNICEF, Instituto Coca-Cola e mais de 30 instituições. O objetivo é criar soluções colaborativas e de impacto coletivo, a fim de gerar oportunidades para 10% dos jovens em situação de vulnerabilidade na cidade, ao longo de 10 anos.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada em março pelo IBGE, 9,6 milhões de jovens brasileiros não estudam nem trabalham. No Rio de Janeiro, 32% dos mais de 1,5 milhão de jovens entre 15 e 29 anos enfrentam essa realidade, de acordo com dados da Secretaria de Juventude (JUVRio).

Para Jamie Mc Auliffe, diretor do GOYN, o Rio de Janeiro, com sua dinâmica socioeconômica complexa, representa um ponto crucial para a atuação do projeto. “Acreditamos no potencial transformador da juventude carioca e que, quando oferecidas oportunidades, esses jovens podem transformar suas comunidades“, afirmou.

O Decola Cria pretende mapear o ecossistema de inclusão juvenil, com base em evidências, para elaborar soluções coletivas e sistêmicas. Entre as primeiras ações, está a realização de uma pesquisa pelo Instituto Veredas, com lançamento previsto para 2025. Também será lançado um curso gratuito sobre democracia participativa e política para jovens, em parceria com UNICEF e Fundação Roberto Marinho.

A iniciativa reforça o compromisso de instituições como a Fundação Roberto Marinho e Firjan, que destacam a importância de escutar e trabalhar com a juventude para promover uma inclusão produtiva e qualificada. “Acreditamos que estar junto com a GOYN é uma oportunidade para entender os desafios da empregabilidade jovem e atuar de forma conjunta para superá-los“, disse Eliane Damasceno, gerente de responsabilidade social da Firjan.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Iniciativa Decola Cria chega ao Rio com foco em reduzir número de jovens fora da escola e sem trabalho

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui