Recentemente, o Instituto Rio21 divulgou os resultados da última edição da Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal, realizada em parceria com o jornal DIÁRIO DO RIO. Em matérias anteriores, já foram divulgadas as avaliações dos cariocas sobre a gestão em geral, Educação e outros temas.
Dessa vez, apresentados os resultados da avaliação da gestão da Saúde. Desde a edição de março de 2023, a percepção dos cariocas piorou. Houve um aumento de 7,7 pontos percentuais nas avaliações negativas e uma queda de 4,1% nas avaliações positivas.
Entre as zonas da cidade, as piores avaliações ocorrem na Zona Oeste. Esse resultado segue a tendência geral de avaliações, que indica que os cariocas da Zona Oeste são os mais insatisfeitos com a gestão atual da Prefeitura.
No Centro, as avaliações positivas e negativas estão bem próximas em níveis percentuais, indicando polarização da opinião dos moradores da região.
Verificando as avaliações por renda, observamos que cariocas com renda mais alta avaliam melhor a gestão da Saúde na cidade. Apenas nas faixas de renda acima dos 5 salários mínimos que a avaliação positiva ultrapassa os 30%, e supera as avaliações negativas entre aqueles que ganham mais de 15 salários mínimos.
É fundamental que a sociedade e as autoridades trabalhem em conjunto para identificar soluções eficazes e sustentáveis que permitam melhorar a qualidade dos serviços de saúde e garantir que a população carioca tenha acesso a um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo.
A gestão municipal deve estar atenta aos indicadores e às expectativas da população para promover melhorias significativas na área da Saúde e garantir uma prestação de serviços mais equitativa e satisfatória para todos os cariocas.