Instalação de bombas de água beneficia 137 mil pessoas na Zona Norte do Rio

Iniciativa, realizada pela concessionária Águas do Rio, visa aumentar a pressão no sistema de abastecimento, garantindo que a água chegue com mais força e regularidade a áreas que enfrentavam dificuldades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

Desde novembro de 2021, a instalação de 12 unidades de bombeamento de água na Zona Norte do Rio de Janeiro já impactou positivamente a vida de 137 mil moradores. A iniciativa, realizada pela concessionária Águas do Rio, visa aumentar a pressão no sistema de abastecimento, garantindo que a água chegue com mais força e regularidade a áreas que enfrentavam dificuldades. A Águas do Rio, responsável pelos serviços de saneamento em 27 cidades do estado, incluindo 124 bairros da capital, planeja instalar mais cinco equipamentos até o fim do ano, beneficiando outras sete mil pessoas em bairros como Honório Gurgel, Marechal Hermes, Vila Valqueire, Cordovil e Parada de Lucas.

Segundo a concessionária, a escolha das localidades foi baseada em um estudo técnico que identificou ruas com maior necessidade de pressão no sistema. “O objetivo é que essas pessoas não sofram mais com o desabastecimento causado pela baixa pressão. Os boosters, como são chamadas essas bombas, ajudam no transporte da água, especialmente para regiões mais altas. Sabemos que água nas torneiras é sinônimo de saúde, bem-estar e qualidade de vida. E transformar vidas é o nosso propósito“, afirmou Fábio Dias, gerente de Operações da Águas do Rio.

Alívio para Famílias após Anos de Dificuldades

A expectativa da Águas do Rio é que, após anos enfrentando a escassez de água, famílias em bairros críticos possam finalmente viver sem a preocupação de carregar baldes e galões para abastecer suas casas. Verônica dos Santos, de 34 anos, que mora na mesma casa na Rua Igaratá, em Marechal Hermes, desde a infância, relembra o drama vivido por décadas. “Muitas vezes, eu precisava ficar acordada de madrugada para tentar encher a caixa d’água. Costumava lavar as roupas na casa de parentes e, quando a água caía, priorizava o banho do meu tio, que é acamado e mora comigo. Espero que, com a instalação da bomba, essa realidade mude”, desabafou.

“Banho de caneco nunca mais”

O morador da Penha Circular, Geralcino da Silva, de 86 anos, é um dos beneficiados pelas obras de Águas do Rio. Ele conta que, desde a instalação de um booster na Rua Cintra, em fevereiro, nunca mais precisou enfrentar a antiga dificuldade de carregar baldes de água. “Moro na Rua Guatemala há 58 anos, e o problema da água aqui sempre foi complicado. Mesmo com uma bomba caseira, a água não era suficiente para encher as caixas. Eu tomava banho no trabalho e trazia água em latas grandes para usar em casa. Desde que colocaram a bomba na Rua Cintra, nunca mais precisei tomar banho de caneco“, relatou.

Melhoria no abastecimento em Vigário Geral

No final de 2023, os moradores de Vigário Geral também sentiram uma melhora significativa no fornecimento de água, graças à instalação de um booster na Praça Itapitanga. Jorge Luiz Pereira e sua esposa, Suellen, donos de uma peixaria, viviam uma rotina complicada por causa da falta d’água. “Tínhamos que levar a máquina de lavar roupas para a loja, pois o abastecimento em casa era irregular. Após a instalação da bomba, voltamos a ter água todos os dias e pudemos levar a máquina de volta para casa. Nunca mais precisamos carregar galões de água“, afirmou Jorge, que vive no bairro há 37 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instalação de bombas de água beneficia 137 mil pessoas na Zona Norte do Rio

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia! Eu gostaria de deixar meu comentário, pois moro no bairro de Vigário e, na rua onde eu moro, o abastecimento não mudou em nada. Sempre morei na mesma rua e a água aqui leva uma média de 3 a 4 dias para chegar, sendo quase somente uma vez por semana o abastecimento aqui. Essa bomba que supostamente eles instalaram aqui, não beneficiou nem 1/3 do bairro. Já fiz milhares de reclamações para a Águas do Rio e até hoje, é tratada com total descaso por parte da fornecedora.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui