Instituto aponta vantagem de Bolsonaro com 51,2% dos votos válidos no 2º turno

A pesquisa foi feita por um dos 4 institutos que previu o resultado do primeiro turno dentro da margem de erro. O Veritá foi também o único a acertar os números da eleição paulista pro governo estadual.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Respectivamente, Lula e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução/O Globo

O Instituto Veritá divulgou, neste domingo, (16/10), os números da sua pesquisa em que mede as intenções de voto para a Presidência da República no segundo turno. A vantagem é de Jair Bolsonaro, se a eleição fosse hoje.

O Veritá é um dos quatro institutos que conseguiram prever os resultados do primeiro turno dentro da margem de erro, e o único que acertou os resultados para o governo paulista, com liderança para Tarcísio de Freitas (Rep). Segundo o levantamento, o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro tem 51,2% dos votos válidos, enquanto o petista, e ex-presidente, Lula atinge 48,8% das intenções. A vantagem supera, por muito pouco, a margem de erro.

Especialistas em eleições vêm avisando que a rejeição de Lula tem crescido, como efeito da maciça propaganda eleitoral que bate nos escândalos de corrupção das gestões petistas, e em questões de costumes e segurança pública. Bolsonaro tem apanhado em proporção até maior, mas em geral os ataques são pessoais e não parecem ter servido ainda para aumentar a rejeição do candidato, que tem crescido nas pesquisas.

Na recente pesquisa do Gerp – instituto carioca que não fez pesquisa para o resultado do primeiro turno logo antes das eleições – Bolsonaro e Lula estavam empatados tecnicamente no dia 12 de outubro, conforme tratamos aqui.

Advertisement

INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEO

Bolsonaro – 47,3%

Lula – 44,9%

Indecisos – 6,5%

Brancos/Nulos – 1,4%

INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA

Bolsonaro – 48,7% | 51,2%*

Lula – 46,4% | 48,8%*

Brancos/Nulos – 2,6%

Não sabem ou não responderam- 2,3%

*Votos Válidos

Apenas 4 institutos chegaram pertinho de acertar os números nacionais no dia 3; além do Veritá, Atlas, MDA e Paraná Pesquisas, seguidos de perto por Big Data e Poder Data. Os ’queridinhos’ Datafolha e Ipec comeram poeira, e amargaram colocações de lanterninha, apesar de seguirem sendo divulgados por alguns jornais e televisões como se suas medições gozassem de grande prestígio no momento. No Rio, o Prefab Future, utilizado pelo DIÁRIO, foi o único a cravar os resultados da reeleição de Cláudio Castro (PL) no primeiro turno com 58%.

A pesquisa do Instituto Veritá foi realizada de 11 a 15/10/2022 e possui margem de erro de 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 5.528 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE: BR-04850/2022.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto aponta vantagem de Bolsonaro com 51,2% dos votos válidos no 2º turno
Advertisement

30 COMENTÁRIOS

  1. Curioso é alguns acreditarem piamente em narrativas sem fundamento, ao mesmo tempo não conseguem enxergar fatos, provados e comprovados.
    Qual outro nome que tem para isso além de alienado?

  2. Esse falastrão aí, até aqui, foi o único que enfrentou o sistema! Ele é rude, mas tem coragem e convenhamos os números nos mostram que a economia está no rumo certo mesmo com todos as intempéries durante seu governo. Por mais que ele seja rude nada recai sobre ele quanto a corrupção ao contrário do molusco, ladrão profissional! B22 pelo bem do Brasil. É Jair ou já Era!

  3. Não consigo entender isso, defendem esse cara associando a Deus, tem vídeos e mais vídeos dele próprio imitando com deboche pessoas com falta de ar, chamando brasileiros de “maricas” por ter medo da maior pandemia do século, video dele dizendo com todas as letras que comeria um índio com banana e que veria o índio sendo cozido sem problema algum, video dele falando que pintou um clima com meninas de 14 anos. Loucura demais associar isso a Deus, Jesus.

    • Esse falastrão aí, até aqui, foi o único que enfrentou o sistema! Ele é rude, mas tem coragem e convenhamos os números nos mostram que a economia está no rumo certo mesmo com todos as intempéries durante seu governo. Por mais que ele seja rude nada recai sobre ele quanto a corrupção ao contrário do molusco, ladrão profissional! Nao votarv em Bolsonaro por causa de suas falas é o mesmo que ganhar na loteria, saber que ganhou e não buscar o prêmio ou seja loucura! Não vamos dar chance a um descondenado! B22 pelo bem do Brasil! É Jair ou já Era!

    • Esse pessoal que o está defendendo tá recebendo R$600,00 de auxílio esmola! Menos que um salário mínimo… fazem churrasco na nossa cara usando filé mignon… não pagam luz, água e nem telefone! são verdadeiros alienados! Se não fosse pela burrice do Bolsonaro.. a gente começaria a vacinação em Dezembro de 2020… ele sempre jogou contra a vacinação e queria matar todos os brasileiros!
      Espero que o Lula ganhe e el 2023 ele comece o ano preso.. ele e a familia dele toda!

  4. Tá certo! 22 é o número que se associa a maluco . . . e 13 o número que se associa a azarado . . . portanto . . .
    Uns serão azarados. Os outros vão bater palmas para maluco dançar.

  5. GAZETA DO POVO.
    Um feito histórico para a economia brasileira.
    A economia brasileira está mais perto de um feito histórico: o PIB do Brasil pode avançar mais que o da China pela primeira vez em 42 anos.
    Você não leu errado. Desde 1980 a economia chinesa sempre cresce mais que a brasileira, mas desta vez pode ocorrer o oposto.
    É o Brasil decolando!!!…
    BOLSONARO PRESIDENTE!!!.

  6. Não tem vergonha não de manipular a manchete? O VERITAS errou feio em RS, SC ,BA e PI sempre contra o PT. Na presidencial por mais que chegou proximo aos numeros “ERROU O VENCEDOR’ e isto os senhores omitem. lamentavel.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui