Já está quase virando rotina o contribuinte carioca acessar algum site ligado à Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio e não conseguir. Desta vez, a decepção foi com quem quis conferir ou até mesmo pagar o valor do IPTU 2023 com antecedência. As guias estariam disponíveis a partir desta segunda-feira (23/01), mas o site disponibilizado para impressão e conferência do tributo não abre.
O episódio lembra o ataque hacker sofrido, em meados agosto de 2022, pelos sites da Prefeitura do Rio, que demorou cerca de dois meses para ser estabelecidos. Serviços como a emissão de notas fiscais, além do Portal Carioca Digital e de sistemas de atendimento ao público e internos, saíram do ar em uma tentativa de preservação de dados de contribuintes, o que atrapalhou recebimento de quem tem empresa aberta na cidade por algumas semanas daquele período, por exemplo, com atraso na própria arrecadação do município. Ainda em outubro, havia quase 40 sistemas ainda fora do ar, mas que, segundo a Prefeitura do Rio na época, não afetavam o dia a dia do contribuinte.
O portal da Transparência Rio, onde a Prefeitura insere informações da gestão para conferência pública como gastos e salários de servidores, é outro alvo de reclamação. O vereador Pedro Duarte (NOVO) é um dos que costuma usar as redes sociais para alertar quando há problemas no acesso.