Devido ao calor exorbitante do verão brasileiro que esse ano chegou a alcançar a sensação térmica de 50 graus no Rio, surgiu o movimento #BermudaSim pelo uso da bermuda no ambiente de trabalho e também pelo abandono da gravata, do terno e dos tecidos mais grossos. Para quem ainda não ouviu falar, o Bermuda Sim é uma iniciativa dos quatro amigos Ricardo Rulière, Guilherme Anchieta, Vitor Damasceno e Saulo Catharino que lançaram o site do projeto como ferramenta para convencer os chefes a liberarem o uso dessa peça mais arejada, e assim deixar os seus colaboradores homens, que sofrem com roupas quentes obrigatórias, mais felizes e aliviados.
O movimento está ganhando força rapidamente, superando até as expectativas dos criadores: a Fan Page já tem mais de 8.600 curtidas; o Instagram (@bermudasim), 729 seguidores; mais de 100 empresas abraçaram a causa, entre elas, a Prefeitura do Rio; 6.000 emails de chefes enviados o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro liberou a obrigatoriedade do uso do paletó e da gravata perante o 1º Grau de Jurisdição para despachar e transitar nas dependências do Fórum, ação chamada de #GravataNão. Além de estar presente em outros estados como Santa Catarina, Minas Gerais, Acre, São Paulo e por aí vai, nos quatro cantos do país. As chamadas são feitas sempre com o típico bom humor carioca como “Tá quente em Sampa? Libera a berma!” ou “Trabalhar de bermuda. Ô TREM-BÃO!” Parece que a moda vai mesmo pegar!
Mas, existem algumas regras chamadas de os 10 bermudamentos e dicas importantes no site como usar peças de cores neutras e modelagem reta sem muitos bolsos. Vamos aos preciosos tópicos para ninguém perder bom senso:
1. Bermuda só a partir dos 29,8°C.
2. Tamanho da bermuda: 3 dedos acima ou abaixo do joelho.
3. Short de surfe não é bermuda.
4. Uniforme de time não é bermuda.
5. Samba-canção… ah toma vergonha na cara.
6. É proibido usar floral. Proibido! Em qualquer lugar!
7. Dia de reunião, nada de bermuda!
8. Não é porque está de bermuda que pode usar regata.
9. Se mais de 2 pessoas zoaram sua bermuda, é porque ela não é apropriada.
10. Não repetir a bermuda mais de 2 vezes na semana. Não força, vai…
E aí, homens encalorados, que tal tentar convencer a chefia?
Para isso é só entrar no Bermuda Sim que em breve estará modernizado com a versão 2.0, e colocar o e-mail do seu chefe logo na primeira página. Os administradores do site tentarão convencê-lo a aderir a ideia. Claro que a sua identidade é preservada, portanto, mãos à obra!