‘Jaé’: Nova bilhetagem no sistema de transportes municipais será lançada terça-feira

Inicialmente o "Jaé" será implantado no BRT. A previsão é de que o sistema seja aceito nos demais meios de transporte regulados pelo município até outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes, juntamente com a secretária de Transportes, Maína Celidônio, e a diretora-presidente da MOBI-RIO, Claudia Seccin, realizarão o lançamento da primeira fase do novo sistema de bilhetagem denominado “Jaé na próxima terça-feira (18/07). Inicialmente o novo sistema será implantado no BRT.

A previsão é de que o sistema seja aceito nos demais meios de transporte regulados pelo município, como VLT, vans e ônibus convencionais, até outubro.

Já estão em andamento a instalação de novos validadores e máquinas de autoatendimento nos terminais e estações do BRT. Também estão sendo implantadas máquinas de autoatendimento (ATMs) para a compra e recarga dos novos cartões. Entretanto, os usuários que possuem o cartão do sistema atual operado pela Riocard não precisam fazer a troca neste momento, uma vez que o BRT continuará aceitando o bilhete.

De acordo com a prefeitura, além das ATMs nos terminais e estações, haverá sete postos de atendimento da Jaé espalhados pela cidade neste primeiro momento: Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) – Cidade Nova; Sede da RioLuz, na Rua Voluntários da Pátria – Botafogo; Terminal Paulo da Portela – Madureira; Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca; Terminal Campo Grande; e Terminal Santa Cruz. Mais seis postos de atendimento serão criados até a completa implantação do novo sistema de bilhetagem digital na cidade.

Advertisement

Além do cartão físico de transporte, a prefeitura do Rio de Janeiro informa que, com o novo sistema de bilhetagem, os passageiros poderão utilizar outras formas de pagamento, como celular por meio de QR Code no aplicativo ou aproximação (NFC). Os usuários já podem baixar o aplicativo da Jaé em seus celulares, disponível para sistemas Android e iOS, ou acessar o site para criar uma conta. Através do aplicativo, será possível verificar o saldo, extrato, recarregar o cartão, solicitar bloqueio, cancelamento e segunda via.

Uma das promessas da prefeitura é que, na bilhetagem Jaé, os créditos comprados pelos passageiros e não utilizados não terão data de expiração, validade ou prazo de vencimento, diferentemente do sistema atual.

O contrato para o novo sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus municipais (comuns, seletivos/frescões e BRT), vans e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Rio de Janeiro foi assinado em 21 de dezembro de 2022. O consórcio Bilhete Digital foi escolhido para operar os serviços de bilhetagem, sendo criada a marca Jaé para representá-los. O consórcio é formado pelas empresas RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Alto Tijuca Participações Ltda, que ofereceram a maior oferta na licitação, com uma outorga de R$ 110 milhões. O valor total do contrato é de R$ 1,345 bilhão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Jaé': Nova bilhetagem no sistema de transportes municipais será lançada terça-feira
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui