Roberto Menescal | Foto: Divulgação

Composta há 60 anos, a canção “O Barquinho” foi gravada em português por nove músicos japoneses, que se uniram em homenagem ao compositor ícone da bossa-nova Roberto Menescal. O clipe, lançado nesta quinta-feira (22/10), faz parte das comemorações do aniversário de Menescal, no dia 25 de outubro. Além disso, nesta sexta-feira (23/10), Roberto fará uma live com Marcos Valle, no Rio Montreux Jazz Festival, que será transmitida pelo canal do YouTube do festival.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Para a nova versão de “O Barquinho”, Menescal pediu que os artistas japoneses Akiko Morishita, Michinari Usuda Noriko Ito, Sachiko Yoshino, Nina, Yoshiro Nakamura, Solo Piano, Tomoko Nunokami, Saigenji e Kumi Hara cantassem em português.

Eu tive uma afinidade muito grande com o Japão. Até considero minha segunda pátria porque sempre fui recebido com muito carinho. Todas as vezes que fui lá foi uma festa. De repente veio essa idéia de fazer com eles um vídeo dessa música minha com o Bôscoli pra mim foi um presente”, conta Menescal.

Com arranjo de Menescal, produção musical do músico e produtor musical japonês Kazuo Yoshida, e direção e edição do cineasta paulistano Fred Freitas, o clipe demorou três meses para ser finalizado. Todos gravaram de casa e a mixagem do som ficou a cargo do filho de Roberto, Márcio Menescal, fundador do grupo BossaCucaNova. A produção e idealização é de Giselle Kfuri, da MPB Marketing e Produções Artísticas e Assessoria de Comunicação de Lenke Pentagna

A canção, que criada por Menescal e Bôscoli, dupla icônica do movimento que internacionalizou a música brasileira, segue como um clássico mundial. Confira a nova versão:

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui