A partir desta quinta-feira (09/07), o Jardim Botânico, uma das principais e mais belas áreas verdes do Rio de Janeiro, localizado na Zona Sul da cidade, será reaberto, de maneira gradual, para evitar aglomerações. Segundo o instituto que comanda o local, a retomada das atividades acontecerá em 4 etapas, obedecendo às ”regras de ouro” impostas pela Prefeitura do Rio.
Neste primeiro momento, quem quiser visitar o local deverá realizar um agendamento prévio através do site oficial do Jardim Botânico. O número de pessoas em cada horário disponível será limitado e, a capacidade sendo 100% atingida, o sistema automaticamente fecha.
Em relação a novidades, o espaço vai reabrir a nova trilha da Mata Atlântica, onde será possível que os visitantes conheçam 27 espécies do bioma que abrange a coleção viva do Jardim.
Regras para visitar o Jardim Botânico:
- Uso obrigatório de máscara de proteção cobrindo boca e nariz;
- Distanciamento de 2 metros em relação à outra pessoa;
- Higienização das mãos antes e depois de cada atividade.
Agendamento para comprar ingressos:
Para conseguir comprar ingressos na bilheteria, é necessário realizar um agendamento prévio pelo site oficial do Jardim Botânico, e deve ser respeitado o horário escolhido para tal. Por exemplo: se escolheu visitar o local das 09h às 10h, tem que comprar o ingresso na bilheteria dentro deste horário, e no dia agendado. Em relação ao pagamento, só será aceito dinheiro, com a entrada custando R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).
Recomendações e regras para visitação
- Recomenda-se levar a própria água, já que os bebedouros estão lacrados por medida de precaução;
- Estão disponíveis para visitação o Arboreto, o Cactário e o Bromeliário; demais coleções e espaços com algum grau de confinamento permanecem fechados;
- Só é permitido lanchar nas mesas no Parque Infantil;
- Brinquedos do Parque Infantil não estarão aptos a serem utilizados;
- Visitas guiadas, com ou sem carrinho, estão suspensas.
[…] O Jardim Botânico também vai reabrir gradualmente nesta quinta-feira. Nesta primeira etapa, os visitantes devem agendar a visita pelo site do parque. A quantidade de pessoas em um determinado horário é limitada e o sistema fecha automaticamente quando a capacidade é atingida. […]