Parque Nacional da Tijuca reabre para atividades físicas nesta quinta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de trecho do Alto da Boa Vista
Imagem meramente ilustrativa de trecho do Alto da Boa Vista

O Parque Nacional da Tijuca, situado entre as zonas Norte, Sul e Oeste do Rio, vai reabrir parcialmente seus portões a partir de quinta-feira (9/07). De acordo com a Portaria 766, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o espaço poderá ser utilizado para atividades físicas e a reabertura acontecerá de forma gradual e monitorada. O local estava interditado desde o último dia 22 de março em função da pandemia do Coronavírus.

Os visitantes poderão realizar atividades físicas no local respeitando as chamadas regras de ouro, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento de 2 metros entre as pessoas. Atividades esportivas praticadas em grupo não deverão ter no máximo dez participantes.

A responsabilidade pelo porte e utilização de álcool em gel nas áreas externas da unidade é do visitante. Ele também terá de dar destinação adequada ao lixo que produzir fora das dependências do parque . E deve respeitar as faixas de isolamento, principalmente, nas trilhas.

As áreas de piquenique, por enquanto, permanecem fechadas para evitar aglomerações. O mesmo acontece com mirantes.

Advertisement

A visitação pura e simples do parque está proibída, assim como a presença de pessoas em lagos, cachoeiras, duchas, reservatórios e pequenas lagoas. A entrada no parque deverá ser feita a pé ou de bicicleta, já que não está permitida a entrada de veículos motorizados. A exceção fica para o transportes de praticantes de voo livre, respeitando-se as limitações e protocolos específicos para o funcionamento para a rampa de saltos.

Jardim Botânico também vai reabrir gradualmente nesta quinta-feira. Nesta primeira etapa, os visitantes devem agendar a visita pelo site do parque. A quantidade de pessoas em um determinado horário é limitada e o sistema fecha automaticamente quando a capacidade é atingida.

Na área do Parque Lage permanecem interditadas as áreas de convivência, impedimento de usos para alimentação compartilhada, interrupção de utilização de áreas de recreação infantis, áreas construídas, entre outras, para evitar as aglomerações.

Pontos turísticos como Cristo Redentor, Vista Chinesa e Mesa do Imperador, seguem fechados ao público.


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque Nacional da Tijuca reabre para atividades físicas nesta quinta-feira
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui