A jornalista carioca Sara Ganime, sócia-administradora e editora-chefe do Boletim da Liberdade, foi aprovada no programa internacional de ativismo promovido pela Ladies of Liberty Alliance (LOLA). A iniciativa, conhecida como LOLA Activism Fellowship, visa capacitar mulheres ativistas ao redor do mundo, proporcionando ferramentas para que elas possam impactar suas comunidades de forma significativa.
Ao todo, foram selecionadas 13 mulheres, sendo cinco brasileiras, além de participantes de países como Venezuela, Guatemala, México e Estados Unidos. O programa busca equipar mulheres de diferentes áreas com as habilidades necessárias para fortalecer suas ações em prol das liberdades individuais e coletivas.
Após passar por um rigoroso processo seletivo, Sara Ganime se une a essa rede global de ativistas e já participou de reuniões iniciais que destacaram a importância do networking e do suporte oferecido pelo programa. “Estou muito feliz e animada com o programa e acredito que a minha luta pela liberdade de expressão e de imprensa terá ainda mais força com o suporte do LOLA”, comentou Sara.
Suporte individual e capacitação global
A LOLA Activism Fellowship oferece um suporte altamente personalizado a suas participantes, que inclui sessões de mentoria, tutoria especializada e orientação jurídica específica para o ativismo. Além disso, o programa estimula o desenvolvimento intelectual das ativistas por meio de um clube do livro com foco em literatura libertária. O treinamento culmina em um evento presencial nos Estados Unidos, onde as participantes têm acesso a recursos avançados para ampliar seu impacto.
Como líder do núcleo do LOLA Brasil – Rio de Janeiro, Sara Ganime também se destaca no cenário nacional. A organização, formada por mulheres liberais e libertárias, promove o debate sobre liberdades individuais e econômicas, já tendo recebido personalidades de destaque, como a economista Elena Landau. O núcleo se compromete a fomentar discussões sobre temas relevantes para a sociedade, sempre com foco na promoção de liberdades.
Sobre o LOLA Activism Fellowship
O LOLA Activism Fellowship tem como missão capacitar mulheres com habilidades e conhecimentos essenciais para se tornarem ativistas eficazes. O programa oferece um ambiente de apoio e empoderamento, onde as participantes podem desenvolver suas estratégias de advocacy de forma mais assertiva. Durante o curso, além da mentoria e tutoria personalizada, as ativistas recebem orientações legais sobre o ativismo e têm a oportunidade de compartilhar experiências com outras bolsistas de diferentes partes do mundo.
Com a cobertura total das despesas para o treinamento final presencial, o programa busca garantir que as bolsistas possam participar plenamente de todas as etapas, maximizando seu potencial de atuação e contribuição para os objetivos estratégicos da LOLA.
Sara Ganime agora faz parte de uma rede global de mulheres comprometidas com a promoção das liberdades individuais, e seu papel como ativista no Brasil se fortalece com o respaldo dessa importante iniciativa internacional.