A Justiça Estadual concedeu ao município de Paraty, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, o direito de manter em internação hospitalar um casal de franceses que estão entre os 9 suspeitos identificados pelo Ministério da Saúde de terem contraído o coronavírus no estado do Rio. As informações são do portal de notícias G1.
Segundo a reportagem, os dois turistas insistem em deixar a unidade de saúde onde estão sendo mantidos em isolamento. A Guarda Municipal os mantém na unidade, segundo a requisição feita ao Poder Judiciário. A decisão é da Comarca da Capital.
O casal de franceses chegou ao Rio de Janeiro no último dia 20/02, vindo da cidade de Barcelona, na Espanha. Eles ficaram na capital até o dia 24, quando foram para Paraty.
Quando apresentaram os primeiros sintomas de gripe, foram internados na última quinta-feira (27), no Hospital Municipal Hugo Miranda.
De acordo com o protocolo de casos suspeitos, eles foram colocados em isolamento e submetidos a exames laboratoriais. Segundo a argumentação do município de Paraty, eles apresentam infecção aguda das vias aéreas superiores, febre, odinofagia, mialgia e tosse, que caracterizariam contaminação pelo coronavírus. O estado de saúde do homem é pior do que o da mulher.
A Prefeitura de Paraty afirmou à Justiça que, mesmo diante do quadro, os dois insistem em deixar a unidade hospitalar onde estão sendo mantidos.
A Prefeitura de Paraty informou que, por determinação do Ministério da Saúde, os turistas estrangeiros que buscam atendimento na rede municipal com sintomas de doenças respiratórias e vindos dos 16 países com circulação ativa do vírus são orientados a permanecer em observação até resultados conclusivos de exames.
A cidade afirmou ainda que o casal teve material coletado para análise e que o resultado deve sair em até 48 horas. Os dois pacientes estão em áreas isoladas, não havendo motivo para alarme da população.
Além do casal de franceses, o estado do Rio tem dois casos suspeitos na capital, dois no município de Niterói, na região metropolitana, um em Nova Iguaçu, na baixada fluminense e outro na cidade de Macaé.
O Brasil teve o primeiro caso confirmado do coronavírus nesta quarta-feira (26/02) em um paciente na cidade de São Paulo.
Como não há motivo para alarmar a população se o quadro do casal é agudo (mais grave no homem) tendo ambos estado em diversos locais e com circulação de tantas pessoas no período de Carnaval ?