Um labrador de 4 anos do canil do Corpo de Bombeiros do RJ, batizado de Cão Rio, já está no Rio Grande do Sul para ajudar nos trabalhos de busca por vítimas das chuvas. O animal desembarcou no estado, na noite dessa terça-feira (07/05), em um voo da Força Aérea Brasileira, acompanhado de três militares do Corpo de Bombeiros. O Cão Rio é certificado nacionalmente e já participou de operações importantes como as tragédias de Petrópolis, Paraty e nas chuvas deste ano em Teresópolis.
O Rio de Janeiro é o estado com a maior delegação de bombeiros militares no Sul do país. Mais de 60 militares compõem a força-tarefa. O grupo é formado por profissionais da área de saúde, especialistas em salvamento em desastres e em busca e resgate com cães farejadores.
Além dos resgates e salvamentos, a aeronave do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro também realiza transporte de tropas e cães em apoio a outras corporações que também estão atuando no Rio Grande do Sul, como Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal, Bahia.
O número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul chega a 95. Segundo a Defesa Civil, 150 mil pessoas estão desabrigadas e 401 municípios foram atingidos. Há falta de água, energia e desabastecimento de alimentos em quase um terço de todo o estado.