Falecido em setembro de 2020 após passar mal antes de uma missa, o Padre José Roberto, que comandava a Paróquia da Ressurreição, uma das mais conhecidas da Zona Sul do Rio de Janeiro, foi ”eternizado” em Copacabana.
Isso porque, por meio da lei municipal 8.226/2023, de autoria do vereador Marcio Ribeiro (Avante), o cruzamento que abrange as ruas Bulhões de Carvalho, Conselheiro Lafaiete e Joaquim Nabuco foi batizado como Largo Monsenhor José Roberto Devellard, em homenagem ao religioso.
”É uma honra muito grande prestar esta homenagem a alguém tão querido que, através de suas ações sociais, mobilizava e unia moradores de todas as classes sociais”, celebrou Marcio.
José Roberto Rodrigues Devellard nasceu em 30 de janeiro de 1945 e foi ordenado em 14 de setembro de 1973. Ele tinha 75 anos de idade e 47 anos de sacerdócio, completados exatamente no dia de sua morte.
Pároco da Paróquia da Ressurreição durante mais de três décadas, realizava, paralelamente, um trabalho de catequização na Capela da Anunciação, na comunidade Pavão-Pavãozinho, onde distribuía cestas básicas a famílias carentes.