Legado Olímpico: Prefeitura inicia transformação da Arena Carioca 3 em Ginásio Educacional Isabel Salgado

O local será uma escola em tempo integral que deve atender cerca de 900 estudantes. Previsão é que a obra dure um ano e que o ginásio tenha 24 salas de aula e espaço para diversas modalidades esportivas. A região também deve ganhar um parque

Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio deu início na manhã desta terça-feira, (06/12), às obras de transformação da Arena 3 do Parque Olímpico, na Zona Oeste da cidade, em uma escola em tempo integral que ganhará o nome de Isabel Salgado, jogadora de vôlei que morreu em novembro deste ano. O Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado será uma escola em tempo integral que deve atender cerca de 900 estudantes. A construção do local estava prevista no plano de legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

“A gente está homenageando uma pessoa que nos deixou precocemente, que era engajada na vida do país. Que usou o esporte e seu espaço para defender a juventude, a saúde e valores democráticos”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

De acordo com Paes, a cidade já possui dez escolas no mesmo modelo. A previsão é que a obra dure um ano e que o local tenha 24 salas de aula e espaço para diversas modalidades esportivas. A região também deve ganhar um parque.

“É uma honra dar o nome dela para este lugar que recebeu uma Olimpíada, onde aconteceram tantas vitórias, tantas lutas”, disse Paes sobre a homenagem.

Eduardo Paes lembrou que as arenas do evento foram construídas para serem desmontadas e terem o material reaproveitado em outras construções, como escolas. A ideia é uma tendência em arquitetura sustentável. Na Copa do Catar, por exemplo, o Estádio 974 é o primeiro estádio desmontável do evento.

A Arena do Futuro, que recebeu os jogos de handbol durante os jogos, passou por um processo de desmonte e o material está sendo usado na construção de quatro novas escolas na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cada uma deve ter capacidade para 245 alunos.

Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Quem foi Isabel Salgado

Maria Isabel nasceu no Rio de Janeiro e fez carreira no esporte. Nas quadras, foi revelada pelo Flamengo e fez história ao ser a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, quando rumou ao Modena, da Itália, em 1980.

Isabel atuou nas Olimpíadas de Moscou-1980 e Los Angeles-1984, numa época em que a seleção brasileira feminina ainda dava seus primeiros passos na profissionalização.

Após o fim da carreira nas quadras, foi nome importante também no vôlei de praia, onde chegou a atuar ao lado de Jackie Silva, uma das suas principais amigas da época de quadra. Em 1994, foi campeã mundial nas areias de Miami. Depois de encerrada a longa vida de atleta, virou treinadora.

Isabel faleceu em novembro, os 62 anos. A ex-atleta sofria com uma síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), uma condição clínica rara. Isabel chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não resistiu.

Foto: Reprodução
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui