No último sábado, o Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca (RJ), se transformou em um espaço vibrante de inclusão e esportes com a realização da Liga Esportiva NESCAU®. Reunindo mais de 2 mil pessoas, incluindo pais, professores e visitantes, o evento proporcionou um dia repleto de atividades para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, incluindo jovens com deficiências. A iniciativa é o maior campeonato poliesportivo estudantil do país e é pioneira ao mesclar modalidades convencionais e adaptadas no mesmo espaço.
Ao todo, o evento ofereceu 14 modalidades e oficinas, como vôlei, futebol society, atletismo e badminton. Os visitantes também participaram de atividades lúdicas, como um circuito de embaixadinhas e oficinas de slackline e foot table. Falcão, considerado o “Pelé do Futsal”, esteve presente como embaixador, atraindo a atenção do público. “NESCAU® sempre se supera, expandindo a Liga e impactando ainda mais jovens de forma positiva. Estou muito feliz em ver esse crescimento,” declarou o atleta.
Anamaria Monte, gerente de marketing da Liga, destacou a expansão da iniciativa: “A cada ano, estamos ampliando o alcance da Liga, com 9 cidades participantes só em 2024. No Rio, tivemos um retorno excelente, com mais de mil jovens participando das atividades. Nosso próximo destino é Florianópolis, onde realizaremos mais uma etapa na praia,” compartilhou Anamaria.
A Liga também proporcionou uma oportunidade única para organizações como o Instituto SOS Reviver e o Centro de Desenvolvimento Humano Rosa Azul, que atendem crianças de comunidades carentes e jovens com necessidades especiais. Anderson Silva, fundador do Instituto SOS Reviver, contou que muitos de seus alunos tiveram a chance de explorar a cidade pela primeira vez: “Essas experiências são transformadoras para nossos alunos, que normalmente não têm acesso a atividades como essas.”
Desde seu lançamento em 2015, a Liga Esportiva NESCAU® investiu mais de R$ 30 milhões, promovendo diversidade, inclusão e o espírito esportivo em milhares de crianças e adolescentes pelo Brasil.