O lobo-marinho Joca, que encantou cariocas e turistas com sua estadia na Praia de Ipanema, retornou ao mar na manhã desta sexta-feira (20). O animal, que descansou nas areias da praia por dois dias, foi monitorado por especialistas e agentes ambientais.
Yasmin Daoualibi, médica-veterinária do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), registrou o momento da despedida: “Hoje, dia 20 de dezembro de 2024, às 11h28, ele voltou para o mar. Estamos aguardando novas notícias e ficaremos aqui para um possível retorno. Mas, ao que parece, ele voltou para sua casa”, explicou.
Dirceu Lopes, professor e mestrando da UFRJ, explicou que a vinda de Joca ao Rio pode estar relacionada à busca por alimento e condições favoráveis para o acasalamento. Durante sua estadia em Ipanema, Joca recebeu a visita de agentes da Polícia Ambiental, Guarda Ambiental, Bombeiros e dezenas de curiosos.
Se safou dos pescadores e seus anzóis e redes, dos adeptos da caça esportiva, dos adoradores de zoológicos, dos sádicos de todas as raças, gêneros e de níveis de renda, e até de um golpe de azar causado por um playboy de jet ski. Será que ele vai escapar também dos efeitos do esgoto carioca jogado ao mar? Afinal de contas, o desavisado veio nadar justo nas praias do Rio, um lugar onde sua população humana tem orgasmos múltiplos ao espalhar seu lixo e seu esgoto por qualquer lugar onde a vista alcança.