Quando se fala em um destino para passar às férias, independente da nacionalidade e dos gostos uma opção vem à cabeça: Rio de Janeiro. Cidade brasileira que mais recebe turistas no Brasil, a “Cidade Maravilhosa”, como também é conhecida, está na preferência dos visitantes internacionais assim como outras grandes cidades, como Miami e Paris. Mas o que será que atrai tanto os gringos para a nossa cidade? Essa resposta é simples: além da vocação para misturar beleza arquitetônica e natural, o Rio de Janeiro possui locais únicos. E o “Diário do Rio” preparou um roteiro com os locais que os turistas não podem deixar de visitar.
Pensar em Brasil é pensar em futebol. Por mais que um gringo possa não se interessar pelo esporte, estar no Rio de Janeiro e não visitar o Maracanã é certamente voltar para a casa com a sensação de que ficou faltando fazer algo. Mítico, o estádio é um dos mais belos e conhecidos em todo o mundo, estando no mesmo patamar de outros que estão na ponta da língua de qualquer pessoa, como o Camp Nou, em Barcelona. Visitar o Maracanã, além de ser garantia de um excelente programa, é também um exercício de conhecimento da cultura carioca e brasileira.
Existe a possibilidade de um viajante visitar uma cidade que possui uma das sete maravilhas do mundo moderno e não ir conferir isso de perto? Claro que não, né? Por esse motivo, o Cristo Redentor é outro roteiro que não pode ficar de fora dos turistas que decidem vir para a cidade carioca. Sua beleza já é motivo suficiente para visitação valer a pena, mas se você quer algo a mais, não tem problema. De lá é possível ter uma vista privilegiada do Rio.
Belezas naturais o Rio de Janeiro tem de sobra, então não será apenas o Cristo Redentor que um turista precisa colocar na lista de locais para visitar na cidade. O Pão de Açúcar é outro ponto quase que obrigatório para qualquer um que esteja na cidade. Com o passeio de bondinho, também é possível ter uma vista única.
Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar já transportou mais de 37 milhões de pessoas. Esses números são a prova concreta do sucesso do local.
Ainda falando de beleza, mas partindo para arquitetônica, o Morro Dona Marta, depois da sua pacificação, está se tornando um ponto muito visitado por turistas de outros países. Apesar de muitos brasileiros acharem que favelas são lugares que não denotam beleza e interesse, para os gringos favela é sinônimo de novidade, e tudo o que é novo ou diferente do seu local de origem precisa estar nos planos para visitação.
Diferente do Dona Marta, que está dando os primeiros passos no turismo, o bairro de Copacabana é um dos primeiros lugares a ser lembrado pelos turistas na hora de definir locais para visita. Muitos deles até se hospedam na região, que possui mais de oitenta hotéis, entre eles o Copacabana Palace, que sempre recebe grandes personalidades mundialmente conhecidas.
Palco de grandes shows de artistas consagrados, além da tradicional queima de fogos, o bairro de Copacabana não pode ficar de fora do roteiro, principalmente no final de ano. Atualmente é o bairro mais disputado do Rio, ou seja: se um carioca procura por um aluguel em Copacabana, terá que ter paciência.
Para fechar a lista de locais que um turista que vem ao Rio não pode deixar de conhecer vem a Lapa, tradicional ponto de encontro noturno de diversas tribos. Sua grande concentração de bares é uma excelente escolha para passar a noite com os amigos.
E aí, concordam com a lista ou adicionariam mais algum local?