Localizado no Centro do Rio, Palácio Tiradentes celebra 95 anos com exposição virtual

Inaugurado em 6 de maio de 1926, o Palácio Tiradentes completa 95 anos nesta quinta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Nesta quinta-feira (06/05), a inauguração do Palácio Tiradentes completa 95 anos. Em comemoração à data, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) lança a exposição virtual “Meu Palácio Tiradentes” no site da Casa, e um clipe musical que será exibido na TV Alerj. Devido à pandemia, a programação será toda on-line.

A mostra virtual traz os olhares de quatro fotógrafos da equipe da Subdiretoria de Comunicação Social da Alerj sobre a arquitetura e a rotina no prédio histórico. As imagens são assinadas por Júlia Passos, Rafael Wallace, Thiago Lontra e Octacílio Barbosa.

A TV Alerj exibirá, ao longo da programação, um clipe musical para marcar a data. ‘Carinhoso’, do compositor e arranjador brasileiro Pixinguinha, foi o tema escolhido para a comemoração. A gravação do vídeo contou com a interpretação dos professores de violino Raquel Ferreira e de piano Edilson Leal, da Escola de Música Villa-Lobos, e foi realizada no Salão Nobre da sede do Parlamento fluminense.

Escolhemos ‘Carinhoso’ porque o choro foi o som que marcou o começo do período republicano. Ele faz parte da identidade do estado. A arte vai ser sempre ferramenta, não só de atração, mas de humanização e construção da sociedade“, destacou o subdiretor de Cultura da Alerj, Nelson Freitas.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

O porta-voz da Escola Villa-Lobos, Pedro Soares, agradeceu o convite para a celebração: “Abrir as portas do Palácio para esta manifestação artística é uma maneira do poder público incentivar a cultura. Espero que, cada vez mais, essa junção entre a população, a casa do povo e a cultura aconteça, porque é uma forma de manter vivo nosso legado”, afirmou.

História do Palácio

Inaugurado em 6 de maio de 1926, como sede da Câmara Federal, o Palácio Tiradentes guarda grande parte da memória política do Brasil. O primeiro edifício construído no local foi inaugurado em 1640, ainda no Brasil Colônia, e abrigou os três vereadores eleitos por voto indireto para um mandato de um ano, que cuidavam da cidade e das suas finanças. No andar de baixo, ficava a cadeia, local onde Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso durante três anos antes de ser enforcado, no dia 21 de abril de 1792. O local ficou popularmente conhecido como Cadeia Velha. O prédio foi demolido em 1922 e, em seu lugar foi edificado o atual prédio da sede do Legislativo fluminense.

Com o passar dos anos, o prédio da Casa da Câmara e Cadeia teve outros usos, como o antigo Tribunal da Relação e, com a vinda de D. João VI ao Brasil, em 1808, alojamento para a criadagem da Casa Real. Ali também foram alojados os Correios, a Tipografia Nacional, a Caixa Econômica e a Inspetoria de higiene. Após a Proclamação da Independência, a Cadeia Velha passou a abrigar a Assembleia Geral Constituinte Brasileira e em seis de maio de 1826, instalou-se ali o primeiro Congresso Legislativo do Brasil.

Paco do Ouvidor Localizado no Centro do Rio, Palácio Tiradentes celebra 95 anos com exposição virtual
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O prédio que abrigava o parlamento imperial foi demolido em 1922, e deu lugar ao Palácio Tiradentes. O edifício projetado em estilo Eclético por Archimedes Memoria e Francisco Cuchet foi inaugurado quatro anos depois.

Em 1937, o Palácio Tiradentes passou a ser a sede do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do governo Getúlio Vargas, mas com o fim o fim do regime, voltou a abrigar a Câmara dos Deputados.

Após a mudança da capital federal para Brasília, o Palácio Tiradentes passou a ser sede da Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara. Com o fim do estado da Guanabara em meados dos anos 1970, o prédio passou a abrigar a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que o ocupa o Palácio até os dias de hoje.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Localizado no Centro do Rio, Palácio Tiradentes celebra 95 anos com exposição virtual

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui