Pela primeira vez realizado na Amárica Latina, o FII Priority Summit, cuja abertura aconteceu, nesta quarta-feira (12), no Hotel Copacabana Palace, contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). O encontro, que é um dos maiores eventos de investimento do mundo, é organizado pelo Future Investment Initiative Institute, entidade sem fins lucrativos com recursos do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que conta com US$ 925 bilhões em investimentos. O evento tem como objetivo estreitar as relações entre o Brasil e a Arábia Saudita, além de projetar o País como um polo de ideias e iniciativas ambientalmente sustentáveis para investimentos globais.
A capital fluminense foi priorizada pelo FII Priority Summit por ser a capital do G20 e um dos grandes centros urbanos do Brasil, maior economia da América Latina. Na escolha, os organizadores do evento também consideraram o ecossistema de startups e inovação da cidade, a sua centralidade cultural na América do Sul e seu foco global em sustentabilidade e ação climática.
A realização do FII Priority Summit na cidade é resultado dos esforços da administração pública e do setor privado para atrair empresas e investimentos internacionais, por meio de políticas públicas e leis otimizadoras do ambiente de negócios local.
Com o tema “Investir em Dignidade”, a edição contará com a participação de líderes mundiais e empresariais, além de investidores de envergadura global participando de debates sobre como promover o crescimento sustentável dos países, com dignidade, inclusão social, transição ecológica, tecnologia e inovação.
Durante o seu discurso, o presidente Lula ressaltou a importância da realização do evento na cidade do Rio de Janeiro, além de destacar o peso da economia brasileira no cenário internacional.
“Não é fácil imaginar o Brasil fazendo um evento dessa magnitude. Por isso, estou orgulhoso. A escolha do Rio de Janeiro para este evento sinaliza a confiança que os mais de mil participantes depositam no Brasil. Eu quero que vocês saibam que o Brasil está determinado em ser um país grande, não mais um país em desenvolvimento. Quando se fala da questão climática e energética, por exemplo, posso assegurar que não tem nenhum país que possa oferecer mais oportunidades para empresários e projetos de desenvolvimento mais sustentáveis do que o Brasil. Quero dizer, de forma muito taxativa, que não vamos perder nenhuma oportunidade para fazer este país crescer. Que esse encontro possa determinar, da forma mais positiva possível, a definição de investimento do fundo (PIF) aqui Brasil, declarou o político petista.
O prefeito Eduardo Paes, por sua vez, falou sobre as transformações pelas quais a capital fluminense tem passado, para se tornar um grande polo econômico e de inovação não somente no Brasil, mas também no hemisfério Sul.
“A presença de vocês aqui, na Cidade Maravilhosa, marca um grande passo. Nós estamos promovendo a cooperação internacional, fortalecendo os laços entre o Brasil e o reino da Arábia Saudita, e buscando novas parcerias e oportunidades de crescimento. Como capital do G20, convidamos vocês a se juntarem à nossa jornada de transformação, impulsionada pela inovação e pelo desenvolvimento sustentável. Nossa infraestrutura está passando por uma expansão significativa. Concessões de parques públicos, incorporação imobiliária no Porto Maravilha (o maior projeto de transformação urbana da América Latina), a expansão do nosso Sistema de transporte leve sobre trilhos e data centers de IA de última geração são apenas alguns exemplos das múltiplas oportunidades de investimento. Nosso governo local e nossa comunidade empresarial estão de braços abertos e prontos para construirmos o futuro juntos. Aproveitem a estadia de vocês e vivam o espírito único da nossa Cidade Maravilhosa, coração do nosso Brasil”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O FII Priority Summit contará com a participação de 150 palestrantes, em 44 sessões, debatendo alternativas de investimento em inclusão social, transição energética, sustentabilidade ambiental, avanço em tecnologia e inovação, entre outros temas relevantes no cenário internacional. A expectativa é de que mais de mil convidados participem do encontro, que termina nesta quinta-feira (13).
“O Rio de Janeiro é uma das maiores cidades do mundo. E ainda vamos ter o G20 acontecendo aqui esse ano. Começamos a investir no Brasil em 2016, através da segurança alimentar. Agora, estamos interessados em investir em tecnologia, energia renovável e mineração. Espero que também em futebol, estamos interessados em criar entretenimento em esportes. Um outro grande desafio que o mundo vai enfrentar é saber usar a inteligência artificial para aproveitar melhor a energia renovável. E o Brasil está bem-posicionado para ser um dos maiores atores nesse setor”, disse o presidente do Instituto FII, Yasir Al-Rumayyan.
Entre os principais palestrantes, estão a princesa Reema Bint Bandar Al Saud, embaixadora da Arábia Saudita nos EUA; o príncipe Faisal Bin Bandar Al Saud, presidente da Federação Saudita de Esportes Eletrônicos; Yasir Al-Rumayyan, governador do Fundo de Investimento Público (PIF) e presidente do Instituto FII; Mike Pompeo, ex-Secretário de Estado dos EUA; e os ex-presidentes Felipe Calderón, do México, Juan Manuel Santos, da Colômbia, Jorge Quiroga, da Bolívia, e Laura Chinchilla, da Costa Rica.
“É uma honra estar com vocês, hoje, nesta cidade vibrante que é o Rio de Janeiro. Acreditamos, no instituto FII, que o investimento em dignidade levará a sistemas que empoderem as pessoas, levando à igualdade e ao desenvolvimento sustentável, garantindo acesso à educação e saúde de qualidade, e trabalho decente para todos”, comemorou o CEO do FII Institute, Richard Attias, que deu as boas-vindas aos participantes.
FII: fundação global sem fins lucrativos
O Instituto Future Investment Initiative (FII) tem como agenda única: impactar a humanidade global. O objetivo é discutido em Encontros Priority, nos quais o instituto reúne profissionais de relevância global para fomentar a inovação e soluções sustentáveis no cenário internacional. Por isso, os encontros sempre acontecem em cidades que têm foco na inovação.
“o Brasil está determinado em ser um país grande, não mais um país em desenvolvimento” – aumentando a violência? Com socialismo? Já retiraram bilhões do país porque ninguém confia nesse governo. Deixa o tráfico crescer diariamente e nada é feito pra melhorar. O prefeito, que apoia ao Lula, só fala em lazer, festa, show, carnaval… A cidade cai aos pedaços desde que ele virou prefeito no passado.
A violência só aumenta. O turista não vai querer vir aqui não. Se nem o de outro estado quer vir por medo, qto mais o estrangeiro.
O STF esquerdista não deixou a polícia operar na Maré. A cidade vai crescer quando? Como? E o prefeito apoia isso!