Lula e Paes participam da abertura do FII Priority Summit, um dos maiores eventos de investimento do mundo

Encontro visa estreitar relações entre o Brasil e a Arábia Saudita, além de projetar o País como um polo de ideias e iniciativas ambientalmente sustentáveis para investimentos globais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes participou da abertura do fórum no Copacabana Palace / Foto: Beth Santos (Prefeitura)

Pela primeira vez realizado na Amárica Latina, o FII Priority Summit, cuja abertura aconteceu, nesta quarta-feira (12), no Hotel Copacabana Palace, contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). O encontro, que é um dos maiores eventos de investimento do mundo, é organizado pelo Future Investment Initiative Institute, entidade sem fins lucrativos com recursos do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que conta com US$ 925 bilhões em investimentos. O evento tem como objetivo estreitar as relações entre o Brasil e a Arábia Saudita, além de projetar o País como um polo de ideias e iniciativas ambientalmente sustentáveis para investimentos globais.

A capital fluminense foi priorizada pelo FII Priority Summit por ser a capital do G20 e um dos grandes centros urbanos do Brasil, maior economia da América Latina. Na escolha, os organizadores do evento também consideraram o ecossistema de startups e inovação da cidade, a sua centralidade cultural na América do Sul e seu foco global em sustentabilidade e ação climática.

A realização do FII Priority Summit na cidade é resultado dos esforços da administração pública e do setor privado para atrair empresas e investimentos internacionais, por meio de políticas públicas e leis otimizadoras do ambiente de negócios local.

Advertisement

Com o tema “Investir em Dignidade”, a edição contará com a participação de líderes mundiais e empresariais, além de investidores de envergadura global participando de debates sobre como promover o crescimento sustentável dos países, com dignidade, inclusão social, transição ecológica, tecnologia e inovação.

Durante o seu discurso, o presidente Lula ressaltou a importância da realização do evento na cidade do Rio de Janeiro, além de destacar o peso da economia brasileira no cenário internacional.

Não é fácil imaginar o Brasil fazendo um evento dessa magnitude. Por isso, estou orgulhoso. A escolha do Rio de Janeiro para este evento sinaliza a confiança que os mais de mil participantes depositam no Brasil. Eu quero que vocês saibam que o Brasil está determinado em ser um país grande, não mais um país em desenvolvimento. Quando se fala da questão climática e energética, por exemplo, posso assegurar que não tem nenhum país que possa oferecer mais oportunidades para empresários e projetos de desenvolvimento mais sustentáveis do que o Brasil. Quero dizer, de forma muito taxativa, que não vamos perder nenhuma oportunidade para fazer este país crescer. Que esse encontro possa determinar, da forma mais positiva possível, a definição de investimento do fundo (PIF) aqui Brasil, declarou o político petista.

O prefeito Eduardo Paes, por sua vez, falou sobre as transformações pelas quais a capital fluminense tem passado, para se tornar um grande polo econômico e de inovação não somente no Brasil, mas também no hemisfério Sul.

“A presença de vocês aqui, na Cidade Maravilhosa, marca um grande passo. Nós estamos promovendo a cooperação internacional, fortalecendo os laços entre o Brasil e o reino da Arábia Saudita, e buscando novas parcerias e oportunidades de crescimento. Como capital do G20, convidamos vocês a se juntarem à nossa jornada de transformação, impulsionada pela inovação e pelo desenvolvimento sustentável. Nossa infraestrutura está passando por uma expansão significativa. Concessões de parques públicos, incorporação imobiliária no Porto Maravilha (o maior projeto de transformação urbana da América Latina), a expansão do nosso Sistema de transporte leve sobre trilhos e data centers de IA de última geração são apenas alguns exemplos das múltiplas oportunidades de investimento. Nosso governo local e nossa comunidade empresarial estão de braços abertos e prontos para construirmos o futuro juntos. Aproveitem a estadia de vocês e vivam o espírito único da nossa Cidade Maravilhosa, coração do nosso Brasil”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O FII Priority Summit contará com a participação de 150 palestrantes, em 44 sessões, debatendo alternativas de investimento em inclusão social, transição energética, sustentabilidade ambiental, avanço em tecnologia e inovação, entre outros temas relevantes no cenário internacional. A expectativa é de que mais de mil convidados participem do encontro, que termina nesta quinta-feira (13).

“O Rio de Janeiro é uma das maiores cidades do mundo. E ainda vamos ter o G20 acontecendo aqui esse ano. Começamos a investir no Brasil em 2016, através da segurança alimentar. Agora, estamos interessados em investir em tecnologia, energia renovável e mineração. Espero que também em futebol, estamos interessados em criar entretenimento em esportes. Um outro grande desafio que o mundo vai enfrentar é saber usar a inteligência artificial para aproveitar melhor a energia renovável. E o Brasil está bem-posicionado para ser um dos maiores atores nesse setor”, disse o presidente do Instituto FII, Yasir Al-Rumayyan.

Entre os principais palestrantes, estão a princesa Reema Bint Bandar Al Saud, embaixadora da Arábia Saudita nos EUA; o príncipe Faisal Bin Bandar Al Saud, presidente da Federação Saudita de Esportes Eletrônicos; Yasir Al-Rumayyan, governador do Fundo de Investimento Público (PIF) e presidente do Instituto FII; Mike Pompeo, ex-Secretário de Estado dos EUA; e os ex-presidentes Felipe Calderón, do México, Juan Manuel Santos, da Colômbia, Jorge Quiroga, da Bolívia, e Laura Chinchilla, da Costa Rica.

“É uma honra estar com vocês, hoje, nesta cidade vibrante que é o Rio de Janeiro. Acreditamos, no instituto FII, que o investimento em dignidade levará a sistemas que empoderem as pessoas, levando à igualdade e ao desenvolvimento sustentável, garantindo acesso à educação e saúde de qualidade, e trabalho decente para todos”, comemorou o CEO do FII Institute, Richard Attias, que deu as boas-vindas aos participantes.

FII: fundação global sem fins lucrativos

O Instituto Future Investment Initiative (FII) tem como agenda única: impactar a humanidade global. O objetivo é discutido em Encontros Priority, nos quais o instituto reúne profissionais de relevância global para fomentar a inovação e soluções sustentáveis no cenário internacional. Por isso, os encontros sempre acontecem em cidades que têm foco na inovação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lula e Paes participam da abertura do FII Priority Summit, um dos maiores eventos de investimento do mundo
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. “o Brasil está determinado em ser um país grande, não mais um país em desenvolvimento” – aumentando a violência? Com socialismo? Já retiraram bilhões do país porque ninguém confia nesse governo. Deixa o tráfico crescer diariamente e nada é feito pra melhorar. O prefeito, que apoia ao Lula, só fala em lazer, festa, show, carnaval… A cidade cai aos pedaços desde que ele virou prefeito no passado.
    A violência só aumenta. O turista não vai querer vir aqui não. Se nem o de outro estado quer vir por medo, qto mais o estrangeiro.
    O STF esquerdista não deixou a polícia operar na Maré. A cidade vai crescer quando? Como? E o prefeito apoia isso!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui