O prefeito Eduardo Paes (PSD), buscando a reeleição, pediu auxílio federal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta última quarta-feira (07/02) para financiar uma série de projetos municipais. Isso inclui a implementação de três novas linhas de VLT, cujos estudos econômicos foram realizados em colaboração com o BNDES.
Uma das rotas em consideração na Zona Sul partiria da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, passaria pelo Humaitá e Jardim Botânico, até chegar à Rua Marquês de São Vicente, na Gávea. Outras linhas se aproveitariam das calhas dos BRTs Transoeste e Transcarioca, que seriam convertidos em VLTs. A nova frota de ônibus articulados seria realocada para os corredores Transbrasil e Transolímpica.
Segundo o secretário de Integração Governamental, Jorge Arraes, o projeto é de médio prazo, com previsão de implementação não antes de cinco anos. Além disso, o pedido inclui a transferência de terrenos da antiga Estação da Leopoldina, no Centro, e o financiamento das obras de drenagem do Rio Acari e do Jardim Maravilha, em Guaratiba.
Lula se comprometeu a atender parcialmente às demandas e marcar uma reunião em Brasília após sua viagem à Etiópia e ao Egito, após o carnaval. De forma descontraída, o presidente mencionou que não estaria na Sapucaí devido à sua operação no quadril realizada no ano anterior, que o impede de dançar.
As declarações foram feitas por Lula no Parque Olímpico, na Barra, onde participou do lançamento do projeto de construção de uma escola técnica. A União também construirá outra unidade educacional no Complexo do Alemão.
Um problema sério que não é discutido na matéria: Dois políticos com uma história repetitiva e que fazem uso das mesmas ideias e projetos dizendo que são “novas realizações”. VLT é um projeto derrotado que não agrega mas, assim como o colega presidente, o prefeito precisa do tripé RETORNO IMOBILIÁRIO + MONOPÓLIO DE SERVIÇO PUBLICO + LEGISLADORES DEVIDAMENTE ABASTECIDOS COM VERBAS. São sempre as mesmas ideias, se tocar o disco ao contrário, é a mesma música se for no sentido normal.
“VLT é um projeto derrotado”. Então quer dizer que quase todas as cidades européias (incluindo Lisboa, Viena, Roma, Milão, Berlim, São Petersburgo, Budapest, Oslo, Zagreb) estão erradas? Só não funciona se a cidade for uma bagunça total (caso do Rio, que autorizou o desfile de blocos de carnaval em vias importantes do Centro, interrompendo não só o VLT mas fechando também estações de metrô)… mas aí nem ônibus, táxis ou qualquer outro transporte público de superfície tem condições de funcionar mesmo!
Cagada Dudu e o ladrão Cabral fizeram não levando o metrô até o terminal Alvorada! E cagada ainda maior vai ser querer ligar o Galeão ao Centro por ônibus, quando não só o aeroporto, mas toda a Ilha, pedem uma linha de metrô.
Interessantes só o projeto da Leopoldina, calhas dos rios e do Complexo do Alemão. O resto é gastança.
Ótima notícia!
Fazia mais de 10 anos que não existia governo e realizações para o povo. Agora tem de novo. O RJ agradece. Tomara que dê muitos frutos dessa parceria: governo federal e prefeitura.
O Estado? Esquece. Não tem nem governador.
Kkkkkk… Quantos.comentarios idoatas…. Já que estão feliz… Faz o LLL… Nem podem mais comprar no AliExpress…. Kkkk merecem s..F.
Péssima ideia de colocar VLT na voluntários e no Jardim Botânico, não existem pistas largas o suficiente para colocar esses veículos, o trânsito em Botafogo é ruim demais no horário do hush e a presença do VLT vai transformar o bairro num inferno
Seria bem melhor colocar o metrô
E dale + imposto para desfazer “tudo” que foi feito nos elefantas brancos que mal funcionam até hoje.
Pra que responsabilidade fiscal? Melhor é jogar dívida em cima de dívida.. joga td pro próximo..
Povo gosta de elefante branco em cima da terra. Quanto mais chamativo melhor.
Melhor criar mais coisas para dar manutenção do que fazer as coisas funcionarem.
O Brasil voltou… pra trás..
Excelente!!! Precisamos de metrô e VLT por toda a cidade!!!!! Precisamos também da Linha 3 do metrô!!! Mais transporte público e menos carros pra acabar com o trânsito!
Excelente projeto. Vamos torcer pela sua implementação o mais rápido possível
Aí tem trabalho.
O presidente carioca anterior deixou o que de legado para a sua cidade e seu velho colégio eleitoral? N A D A
Tomara que o governo federal + o prefeito consigam realizar obras que o carioca tanto precisa.
Presidente Carioca?!
Bolsonaro não é mais paulista?
Nossa, e eu pensando que ele havia nascido na terra da poluição!
Quando se trata de político, considera onde ele fez a carreira, no caso o Rio.
Temos prefeito e temos presidente!
Quanto tempo essa cidade perdeu na mão do bispo, esse estado tem perdido na mão do Castro e o Brasil perdeu na mão do incompetente ex-presidente. Lamento muito mas foram 10 anos de atrasos irrecuperáveis.