A cidade do Rio de Janeiro receberá nos dias 14 e 15 de março, em Copacabana e Barra, o maior evento de educação internacional da América Latina: o Salão do Estudante. Serão 100 instituições de ensino representadas de diferentes países, o evento é uma oportunidade para estudantes brasileiros que buscam especialmente cursos de graduação e pós-graduação, além de opções de intercâmbio e aprendizado de idiomas. O evento será realizado em mais cinco capitais: São Paulo (11 e 12 março), Brasília (17 de março), Salvador (19 de março), Curitiba (21 de março) e Belo Horizonte (23 de março).
A edição deste ano terá como país de honra Portugal, que contará com grandes instituições, entre universidades como Coimbra, Porto, Lisboa e Católica, institutos politécnicos e universidades privadas. A presença portuguesa reforça a forte relação histórica e cultural entre o Brasil e Portugal e abre portas para novas oportunidades de intercâmbio e cooperação entre as instituições de ensino dos dois países.
Vale ressaltar que, desde 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aceito pelas universidades portuguesas como forma de ingresso. Isso significa que, caso os estudantes brasileiros obtenham notas suficientes, podem tentar ingressar em instituições portuguesas sem a necessidade de prestar outros exames de admissão.
Além das instituições de ensino superior portuguesas, o evento reunirá representantes de diversos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, França, Holanda,Irlanda, Itália, Noruega, e Reino Unido.
No dia 14 de março, o evento será realizado no Hotel Fairmont Rio de Janeiro (Copacabana) e dia 15 de março, no Windsor Barra, e terá entrada gratuita para os visitantes, com oportunidades para os estudantes brasileiros poderem conhecer as opções de ensino internacional disponíveis e tirar dúvidas com os representantes das instituições presentes.
Obrigado Larissa pelo conteúdo e a informação. A pós-graduação, intercâmbio e a oportunidade de aprender uma nova língua é sempre bom. Esse evento promete trazer grandes oportunidades.