Mapa do Turismo tem 83 das 92 cidades do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Complexo Turístico do Bondinho Pão de Açúcar - Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Complexo Turístico do Bondinho Pão de Açúcar - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Das 92 cidades do Rio de Janeiro, 83 foram incluídas na nova edição do Mapa do Turismo Brasileiro. Válido até 2021 e elaborado pelo Ministério do Turismo, o trabalho tem como objetivo incrementar a atividade nos municípios que adotam o turismo como um dos fatores de desenvolvimento da economia local.

A Secretaria de Estado de Turismo destaca que é por meio do Mapa do Turismo Brasileiro que são decididos, entre outros itens, os investimentos que o órgão do Governo Federal fará para a melhoria da infraestrutura dos municípios.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um trabalho indispensável para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor e, ainda, uma oportunidade dos municípios se credenciarem a programas e linhas de financiamento – comentou o secretário de Turismo, Otavio Leite.

Novos critérios foram adotados este ano para que que as cidades pudessem compor o novo Mapa do Turismo, entre eles, comprovar a participação em uma instância de governança regional (Conselho, Fórum, Comitê, Associação), a existência de Conselho Municipal de Turismo ativo, além atestar a dotação orçamentária destinada ao turismo.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas e incluídas na atualização da plataforma.

Cidades com classificação ‘A’

O Rio de Janeiro ainda celebra a maior classificação de sete cidades, com categoria ‘A’: Armação dos Búzios, Cabo Frio, Macaé, Angra dos Reis, Paraty, Rio de Janeiro e Petrópolis. Essa classificação, que que vai de “A” a “E”, é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais.

Os municípios fluminenses receberam esta classificação, pois preencheram os requisitos necessários, que são a quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagens, quantidade estimada de visitantes domésticos/internacionais e, ainda, a arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Além disso, a categorização subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mapa do Turismo tem 83 das 92 cidades do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui