O candidato à prefeitura do Rio, Marcelo Queiroz, apresentou nesta quarta-feira (18/9) o projeto da Universidade.Rio, uma plataforma inovadora que visa facilitar o acesso de jovens cariocas ao primeiro emprego e a vagas de estágio. O sistema, descrito como um “banco de currículos avançado”, funcionará de maneira semelhante a aplicativos de relacionamento, permitindo o “match” entre o perfil do candidato e as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho.
“Nosso plano é estabelecer um programa de aceleração de startups cariocas para estimular a inovação e o empreendedorismo na cidade, criando novas oportunidades de trabalho, gerando renda e, consequentemente, crescimento econômico. Queremos criar laboratórios de inovação urbana para desenvolver soluções criativas e sustentáveis para os desafios do Rio, incentivando a colaboração entre os setores público, privado e acadêmico. Isso vai potencializar nossa plataforma, facilitando o encontro entre talento e vaga”, afirmou Marcelo Queiroz.
A iniciativa, apresentada ao lado da candidata a vice-prefeita, Teresa Bergher, faz parte de um plano mais amplo para promover o desenvolvimento econômico da cidade e melhorar a qualidade de vida dos cariocas. Entre as propostas está o investimento em novos centros urbanos regionais, que integrarão atividades econômicas, culturais e de lazer, com o objetivo de reduzir os tempos de deslocamento entre casa e trabalho.
“Vamos fazer essa ponte entre a juventude e as oportunidades de trabalho. Acreditamos que essas vagas também surgirão a partir de uma política de microcrédito da Invest.Rio para apoiar pequenos e médios empreendedores. Incentivar o desenvolvimento de negócios locais e sustentáveis é um dever do prefeito, assim como promover feiras de negócios e concursos de inovação. Vamos apoiar ideias que promovam um desenvolvimento equilibrado da cidade”, completou Marcelo Queiroz.
O projeto Universidade.Rio faz parte de um conjunto de medidas voltadas para dinamizar a economia local, fortalecer o empreendedorismo e oferecer suporte para que a juventude carioca tenha acesso a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e alinhado com as demandas do século XXI.