O Rio de Janeiro, mais uma vez, a partir de hoje até o dia 31, é considerado a capital mundial da harpa, com o RioHarpFestival, que em 2024, terá a participação de harpistas representando 22 países.
Como sempre serão realizados concertos gratuitos em museus, igrejas, palácios, bibliotecas, centros culturais e clubes, em todos espaços emblemáticos da cidade. Esse ano foram escolhidos o Sesc, o Real Gabinete Português de Leitura, Igrejas da Candelária e Nossa do Carmo, Biblioteca Nacional, Centro Cultural Banco do Brasil-CCBB, Forte de Copacabana, Centro Cultural da Justiça Federal, Museu da Justiça, Museu da República, Academia Brasileira de Letras, Corcovado, Jockey Club, Palácio São Clemente-Consulado de Portugal e se estende para São Paulo.
Hoje será realizado o concerto de inauguração, às 13h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, Antiga Sé, na Rua Primeiro de Março, s/n no centro do Rio, com a apresentação da Camerata do Uerê, e terá a participação especial de Kobie du Plessis, harpa representando a Africa do Sul.
A programação do Festival Internacional de Harpas, e todas as informações do festival, poderão ser vistas no site do festival www.rioharpfestival.com.br e também nos locais dos concertos.