RÁDIO MEC I
O Premio Rádio MEC 100 anos, será entregue hoje, dia 25, às 20h, na Sala Cecília Meireles, quando a instituição celebra a história e profissionais da primeira e mais antiga emissora de música clássica do Brasil. Na festa da celebração do rádio e da música brasileira, terá um show com atrações representativas do repertório. O aplauso da coluna ao Thiago Regotto, que com tanta competência conduz os caminhos das Rádios da EBC.
Premio Rádio MEC
Dia 25, segunda-feira, 20h
Sala Cecília Meireles
Rua da Lapa. 47 – Centro
Ingressos no local.
RÁDIO MEC II
A Empresa Brasil de Comunicação, EBC, realiza o Encontro de Ouvintes e Parceiros da Rádio MEC, nos dias 26 e 27, na casa da Ciência da UFRJ.
O Encontro faz parte das comemorações pelo Centenário da Rádio MEC e será uma oportunidade para estarem junto pesquisadores, ouvintes e emissoras públicas de todo o país para refletir sobre os caminhos do rádio público no país. A intenção é promover maior intercâmbio entre produtores e radiodifusores.
O Encontro poderá ser acompanhando também pelo YouTube da Rádio MEC (https://www.youtube.com/@radiomec) < /span>
Abaixo a programação.
Dia 26, terça-feira
14h Mesa de Abertura
Antônia Pellegrino (EBC)
Thiago Regotto (EBC)
Liana Milanez (autora Livro Rádio MEC – Herança de um Sonho e ex-Executiva Rádio MEC)
14h30 Mesa 1: A Rádio Pública que a gente quer(rede de rádios públicas, cenário midiático, financiamento e participação social)
Marcelo Kischinhevsky (Rádio UFRJ)
Daniel Gambaro (Doutor em Mídia Sonora pela USP)
Geremias dos Santos (Abraço Brasil)
Gustavo Mendicino (EMC/Rádio Inconfidência)
Diego Doimo (Rádio UFSCar)
Mediação: Adriana Ribeiro (EBC)
Dia 27, quarta-feira
10h Mesa 2: Conteúdos que o Rádio Público tem e precisa ter (rádio para a infância, literatura, cidadania, divulgação científica e dramaturgia)
Mariana Piza (Rádio Maritaca)
Fabia Lima (UFMG Educativa)
Mediação: Katy Navarro (EBC)
14h Mesa 3: Divulgação Musical e Jornalismo Cultural no Rádio Público
Flávio Gonçalves (IRDEB/Rádio Educadora)
Cléber Grabauska (FM Cultura Porto Alegre)
Marco Antonio (Universitária F M UFPE)
Mediação: Joseane Freitas (EBC)
Encontro de Ouvintes e Parceiros da Rádio ME
Dia 26, às 14h
Dia 27, às 10h
Local: Auditório da Casa da Ciência
Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo
WILLIAM LEHNINGER SWIST
Bach, Beethoven, Chopin, Schumann e Prokofiev há muito tempo formam a vida musical de William Lehninger Swist, um menino de apenas 11 anos, que irá se apresentar no Rio de Janeiro, na série Música no Museu.
Desde pequeno, o menino ouve sua mãe, a violinista brasileira Márcia Lehninger tocar violino e também seu pai, o percussionista americano Christopher Swist, estudando, igualmente como sua avó a pianista Sonia Goulart.
Nos Estados Unidos, onde mora em Hartford, tornou-se aluno da pianista brasileira, Raquel Moreno, no Brattleboro
Music Center, em Vermont. No ano seguinte, já estreou como solista, com a Orquestra de Cordas do BMC e deu seus primeiros recitais solo. O pequeno pianista conquistou dois primeiros prêmios internacionais, o primeiro prêmio na categoria de 9 e 10 anos do Concurso Internacional de Música Barroca, de Charleston, na Carolina do Sul.
Também foi um dos vencedores do primeiro prêmio, categoria C, no Concurso Internacional de Piano Aegio, da Fundação Alink-Argerich – que tem a pianista argentina Martha Argerich como uma dos fundadores.
Com tanta informação, William já coleciona alguns prêmios em sua pequena carreira.
Em 2022, foi semifinalista do Concurso Jovem Internacional de Piano Kaufman e finalista da Masterclass Stephen Hough da Orquestra Sinfônica de Vermont, antes estreou, como solista, com a Orquestra de Cordas do BMC. Também em 2021, aos 9 anos, William conquistou os dois primeiros prêmios internacionais. Ele venceu o primeiro prêmio, na categoria de 9 e 10 anos, do Concurso Internacional de Música Barroca de Charleston, Carolina do Sul
edo Concurso Internacional de Piano Aegio, da Fundação Alink-Argerich. Seguiu suas participações em concursos, e fo i semifinalista do Concurso Jovem Internacional de Piano Kaufman e finalista da Masterclass Stephen Hough da Orquestra Sinfônica de Vermont. Ainda em julho de 2023, fez sua estreia no Carnegie Hall como parte do Concerto de Gala Hotchkiss Piano Portals. Foi selecionado, em agosto, para participar e atuar na Academia de Verão da Universidade Mozarteum, sob a tutela de Andreas Weber.
Dia 30, sábado, 18h
William Lenhinger Swist, piano
Palácio São Clemente, Consulado de Portugal
Rua São Clemente, 424 – Botafogo
Entrada Franca
MÚSICA NO MUSEU
A programação da série.
Dia 26, terça-feira, 18h
Teclas Sonoras
Nelma Patarro, direção
Museu do Exército – Forte de Copacabana
Rua Cel.Eugenio Franco, 1 – Copacabana
Entrada Franca
Dia 27, quarta-feira, 12h30
Adriana Kellner, piano
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Entrada Franca
Dia 30, sábado, 18h
William Leninger Swist, piano
Palácio São Clemente, Consulado de Portugal
Rua São Clemente, 424 – Botafogo
Entrada Franca
Muito obrigado, Maria Luiza por prestar esse serviço de informar os locais onde ocorrerão concertos e música de câmara. Valiosa contribuição. Todas as segundas-feiras espero sua coluna no Diário do Rio.