SCOPEL
Aleyson Scopel é um dos mais expressivos pianistas da nova geração do piano no Brasil. Estudou em Boston, Estados Unidos, no New England Conservatory of Music e tem uma grande ligação com as obras do compositor Almeida Prado, sobretudo as Cartas Celestes, que têm um de seus volumes, exatamente o XV, dedicado ao pianista. O programa do seu recital no Rio, dia 10 de junho, é bem atraente, além das Cartas Celestes nº4 de Almeida Prado, será executada a bela Sonata em Si Bemol D-960, de Franz Schubert, obra de grande criatividade e foi composta no mesmo período de seu mais importante ciclo de canções, “Winterreise”. Um dado interessante, cerca de 156 anos separam essas duas obras, sendo portanto, possivel apreciar o desenvolvimento de estilos de dois compositores.
Recital de Aleyson Scopel, piano
Dia 10, sábado, 16h
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47 – Lapa
Tel: 2332-9223
Ingressos no local
CIDADE DAS ARTES
A Série Músicos da OSB apresenta dias 10 e 11 de junho, dois concertos com membros da Orquestra Sinfônica Brasileira, Alexis Angulo, Felipe Destéfano, Kleber Vogel e Fábio Brum. No programa obras de Carl Philipp Emanuel Bach, Lipe Portinho, Johan Joachim Quantz, Théo Charlier e Antonio Vivaldi.
Músicos da OSB
Dia 10, sábado, às 19h
Dia 11, domingo, às 11h
Cidade das Artes – Teatro de Câmara
Avenida das Américas. 5300 – Barra da Tijuca
Tel: 3328-5300
Ingressos no local
MACUNAÍMA
Inspirado na obra de Mário de Andrade, o balé Macunaíma volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o Corpo de Baile e a Orquestra Sinfônica da casa. A música foi composta por Ronaldo Miranda, a coreografia é de Carlos Laerte e concepção e roteiro de André Cardoso. Uma curiosidade é que a maquiagem foi toda inspirada nos grandes pintores da Semana de Arte Moderna, como o amarelo de Anita Malfati, o azul cobalto de Portinari, o verde de de Ismael Nery, o azul claro de John Graz, o laranja de Di Cavalcanti, o rosa de Milton da Costa e o vermelho de Tarsila do Amaral.
Macunaíma
Dias 14, 15, 16, às 19h
Dia 18, às 17h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/n – Centro
Tel: 2332-9191
Ingressos no local
ORQUESTRA DE VIOLÕES
A Orquestra de Violões do Forte de Copacabana, faz uma apresentação no dia 10, e como convidado o músico chinês Oscar Ping, executando “The Waves of Honghu Lake” com o erhu, tipico instrumento do país. O conjunto é formado por 25 jovens do Rio, e além dos violões reúne instrumentos de sopro, percussão e bateria. O projeto é uma realização do Instituto Rudá e foi idealizado pela produtora e empresária Márcia Melchior.
Orquestra de Violões
dia 10, sábado, às 18h
Forte de Copacabana
Praça Cel.Eugênio Franco, 1 – Posto 6
Tel: 2287-5357
Entrada Franca
Chegar 60 minutos antes do horário.
MÚSICA NO MUSEU
A série de concertos está a todo vapor, preparando o Festival Internacional de Harpas para o mês de julho. Enquanto não chega, informamos os concertos da semana.
Dia 7, quarta-feira, às 12h30
The Black Roots Ensemble
Programa: Negro Spirituals e músicas da Broadway
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar – Sala 26 – Centro
Entrada Franca
Dia 10, sábado, às 17h
Miriam Grosman, piano
Programa: Clássicos Internacionais
Casa Eva Klabin
Av.Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa
Entrada Franca
Dia 11, domingo, às 13h
Ana Lúcia Albuquerque, piano
Programa: Obras de Mozart, Schubert, Chopin, Gottschalk e Ernesto Nazareth
Museu do Catete
Rua do Catete, 153 – Catete
Entrada Franca