Maria Luiza Nobre: Rio tem semana com novidades e música clássica

Foi reinaugurada a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores com o som do órgão de fole, concerto da Camerata Concertante e Música no Museu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Paço Imperial anoitecendo na Praça XV | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

IGREJA

Com uma missa solene celebrada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, foi reinaugurada a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, exatamente na Rua do Ouvidor 35. O empresário e diretor da Sergio Castro Imóveis, Claudio Castro, foi nomeado comissário da Irmandade dos Mercadores pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, e o objetivo era poder fazer o resgate do local, como patrimônio que é, datado de 1750.  Entre várias emoções, o som do órgão de fole, na verdade um harmônico, que foi construído em Paris e restaurado para o evento por Vitor Pleckaitis e Thiago Debossan. Parabéns ao novo provedor da Irmandade, Cláudio Castro e pela expressiva realização do local.

CAMERATA I

A Camerata Concertante é a a primeira orquestra acadêmica itinerante do país, foi criada pela pianista Simone Leitão, também diretora artística do projeto e chega ao Rio de Janeiro para um concerto dia 13, com a regência do talentoso violinista e maestro Daniel Guedes. No programa Francisca Gonzaga e o belo Concerto nº2 em Dó Menor para Piano e Orquestra de Serguei Rachmaninov, com a solista Simone Leitão. A Sinfonia nº5 em Mi Menor de Jean Sibelius completa o programa.

Dia 13, terça-feira, 19h
Camerata Concertante
Daniel Guedes, regente
Simone Leitão, piano
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa, 47 – Lapa
Tel:2332-9223
Ingressos no local

CAMERATA II
A Camerata Uerê foi criada pela educadora Yvonne Bezerra de Mello, no seu projeto Uerê. O conjunto realiza vários concertos e há anos vem tendo um desenvolvimento bem expressivo com as crianças que temos o prazer de ver crescer. Agora a Camerata se apresentará no Festival Internacional de Harpas, o RioHarpFestival em julho, e já com seu novo regente, Mateus Araújo.

MÚSICA NO MUSEU
A série de concertos está preparando um super Festival Internacional de Harpas, onde coloca a cidade do Rio de Janeiro como a capital da Harpa no mundo. Enquanto julho não chega, os concertos da semana.

Dia 13, terça-feira, 12h30
Eduardo Camenietzki, violão
Programa: Valsas Sentimentais e a Música do Século XIX ao Violão
Paço Imperial
Praça XV de Novembro s/n
Entrada Franca

Dia 14, quarta-feira, 12h30
Deborah Levy, piano
Programa: Clássicos Brasileiros
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar, sala 26 – Centro
Entrada Franca

Dia 17, domingo, às 13h
Luiz Bonfim, barítono 
Regina Lacerda,piano
Programa: Árias de Óperas
Museu da República
Rua do Catete, 153 – Catete
Entrada Franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maria Luiza Nobre: Rio tem semana com novidades e música clássica
lapa dos mercadores 2024 Maria Luiza Nobre: Rio tem semana com novidades e música clássica

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui