A Marinha inaugurou, na terça-feira (18/07), as novas instalações da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM) no Centro Tecnológico da Marinha, no campus da Universidade de São Paulo (USP), na capital. As informações foram reveladas pela CNN Brasil.
A diretoria antes ficava na sede do braço naval das Forças Armadas, no Rio de Janeiro. Em nota, a Marinha justificou a mudança da localidade do órgão dizendo que São Paulo concentra “conceituadas universidades, com seus núcleos de pesquisa e laboratórios de reconhecimento internacional”.
No Rio de Janeiro, a DGDNTM manterá o controle sobre o Centro Tecnológico da Marinha, o Centro de Análises de Sistemas Navais, o Instituto de Pesquisas da Marinha e o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, ressaltou a importância da sinergia entre a Marinha e a universidade e destacou o potencial de aceleração do desenvolvimento nuclear do Brasil que ela sugere.
“Temos em desenvolvimento o Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear. Temos na Escola Politécnica um curso de graduação em Engenharia Nuclear que só foi criado por causa dessa parceria com a Marinha do Brasil”, afirmou Carlotti.
Uma pena que o RJ esteja perdendo tantos órgãos e entidades.
Mas, com certeza, esse comando militar com inúmeros paulistas puxa sardinha para o lado de SP.
Veja que o IME também pretende mudar para SP.