Matéria da New Yorker fala de violência no Rio de Janeiro em semana de decisão do COI

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

The New Yorker Não quero ser paranóico, realmente não achei que o episódio do “Law & Order” fosse para prejudicar o Rio de Janeiro. Mas esta matéria da revista New Yorker (inclusive com esse slide comentado) e na capa do site, que trata de gangs em favelas cariocas bem na semana de eleição da cidade sede para os Jogos Olímpicos é no mínimo estranho.

 

Não que a revista esteja mentindo, até hoje o Rio de Janeiro não teve um governador que levasse a sério a questão da Segurança Pública e o problema com tráfico é amplamente conhecido. O que me causa o desconforto é a New Yorker falar isso essa semana e não semana que vem ou semana passada:

Advertisement

O Estado é quase que completamente ausente nas favelas. As gangs de drogas impõe seu próprio sistema de justiça, lei e ordem, e impostos – tudo por força das armas. Rio é a cidade do mundo no topo do rank internacional para mortes violentas, com quase 500 assassinatos no último ano, e ao menos metade disso era relacionado com gangs de drogas.

Isso pode influenciar o COI? Qualquer coisa pode, até negativamente para Chicago. Os problemas do Rio de Janeiro, como disse, são conhecidos e não há novidade nenhuma na matéria. E esta importante revista americana ainda compara os traficantes com a Al-Qaeda, usando uma frase do Alfredo Sirkis…

Duas décadas após o colapso do Comunismo na região, as guerrilhas marxista da região desapareceram, apenas para dar lugar para as violentas máfias do tráfico. O político e ex-guerrilheiro Alfredo Sirkis compara a difusão da cultura de ganges cariocas com o apelo da Al-Qaeda com os jovens marginalizados das sociedades muçulmanas.

Isso sim um exagero… Dá para ver que a frase só foi usada para chocar. Triste, muito triste o momento que a New Yorker resolveu publicar a matéria.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Matéria da New Yorker fala de violência no Rio de Janeiro em semana de decisão do COI
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui