Mercado da Uruguaiana será reaberto na quinta-feira após intervenções da Prefeitura

Comerciantes serão realocados em novos boxes após incêndio que atingiu o local no domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio iniciou nesta terça-feira (14/01) as intervenções no Mercado Popular da Uruguaiana, no Centro, para que o local possa ser reaberto na próxima quinta-feira (16/01). Parte do mercado foi atingida por um incêndio no último domingo (12/01).

As intervenções incluem a demolição das estruturas danificadas e a limpeza da área. A CET-Rio interditou ruas do entorno, como Buenos Aires, Senhor dos Passos, Conceição, dos Andradas e Alfândega, para permitir os trabalhos da Secretaria Municipal de Conservação e da Comlurb.

Desde domingo a Prefeitura do Rio vem conversando com a Associação dos Comerciantes do Mercado Popular da Uruguaiana. O principal pleito é reabrir as lojas, para ajudar as famílias que dependem do espaço. A Prefeitura vai realocar os 92 comerciantes em novos boxes para que voltem a trabalhar na quinta-feira “, informou o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere.

A Secretaria de Ordem Pública realizará um recadastramento dos comerciantes a partir das 14h. Agentes da Subprefeitura do Centro e da Secretaria Municipal de Coordenação Governamental estão no local para auxiliar e orientar os trabalhadores.

O presidente do Conselho de Renovação do Centro, Cláudio André de Castro – também Provedor da Irmandade dos Mercadores – congratulou a prefeitura pela ação rápida mas demonstrou preocupação com a falta de manutenção pelos próprios “ocupantes dos boxes”: “é preciso que o Corpo de Bombeiros e a fiscalização em geral visitem estes boxes como visitam os demais comércios formais do Centro do Rio, e façam as mesmas exigências que fazem do lojista que tem endereço em loja própria. Isso, para o bem dos ocupantes destes boxes e do próprio público frequentador”. E disparou: “Não adianta a prefeitura fazer obra novinha pra eles e eles continuarem com as gambiarras que provavelmente causaram este e os outros incêndios anteriores”

Carlos Alexandre Barbosa, presidente da Associação, elogiou a atuação da Prefeitura: ” A Prefeitura abraçou a causa, não virou as costas para o Mercado Popular. A equipe ficou quase 24 horas aqui, trabalhando, lado a lado. Os comerciantes estão vendo a Prefeitura trabalhar sem cessar. A gente quer abrir as três quadras que não foram afetadas, porque o incêndio foi concentrado em um polo, e realocar o pessoal em boxes aqui no Mercado para a vida recomeçar “.

O incêndio, que ocorreu no domingo, atingiu uma área de 1.200 metros quadrados, de acordo com a Defesa Civil. O prefeito Eduardo Paes esteve no local e prometeu auxiliar na reconstrução do mercado. ” Eu acho que surge uma oportunidade para fazer uma coisa mais definitiva e com mais qualidade. Eu já avisei aos comerciantes que infelizmente perderam seus comércios, que a gente vai ajudar. Vamos reconstruir, fazer tudo direito, com uma estrutura melhor “, afirmou o prefeito.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mercado da Uruguaiana será reaberto na quinta-feira após intervenções da Prefeitura

2 COMENTÁRIOS

  1. Minga opijiso e demolur toda essa lixarada que existe:

    “Não adianta a prefeitura fazer obra novinha pra eles e eles continuarem com as gambiarras que provavelmente causaram este e os outros incêndios anteriores”

    Está bem claro o que foi dito acima.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui