Mesmo com o cancelamento da folia de rua e o adiamento dos desfiles das escolas de samba para abril, o período destinado ao Carnaval no Rio de Janeiro tem sido proveitoso para o turismo da Cidade Maravilhosa. A taxa de ocupação dos hotéis, por exemplo, está em torno de 80%, o que é motivo de felicidade para os representantes do setor.
”Superou nossa expectativa [ocupação hoteleira]. Mesmo com o cancelamento do Carnaval, a cidade do Rio hoje vai além. Ela evoluiu bastante em termos de atração turística. Além do Corcovado, Pão de Açúcar, hoje temos uma gastronomia, bares temáticos, que acrescentam bastante ao setor turístico. Além da praia, é o VLT, os museus novos. Tudo isso acrescentou”, destacou José Domingo Bouzon, vice-presidente da Hotéis Rio.
Entre as localidades com maior ocupação turística, a Zona Sul carioca predomina. Dos 10 bairros mais procurados pelos visitantes, 7 são da região. Confira.
- Ipanema e Leblon: 86,47%
- Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e São Conrado: 82,47%
- Copacabana e Leme: 74,95%
- Centro: 74,74%
- Botafogo e Flamengo: 72,66%
Corroborando com Bouzon, o secretário municipal de Turismo do Rio, Bruno Kazuhiro, destaca os variados atrativos existentes na capital e demonstra confiança também para o feriado de Tiradentes, em 21/04, que será um período destinado à realização dos desfiles na Marquês de Sapucaí.
”O Rio de Janeiro tem grandes atrativos naturais, culturais e históricos que fazem com que a cidade seja espetacular mesmo sem os desfiles das escolas de samba. Esperamos que nesse feriado tenhamos boa ocupação e no feriado de Tiradentes, com os desfiles, novamente. Isso gera emprego e renda para os cariocas”, diz.
Destino mais procurado
Indo de encontro à ocupação hoteleira na cidade, um levantamento recente realizado pelo site especializado em turismo ”Decolar.com” apontou o Rio de Janeiro como o destino nacional mais buscado por turistas para passar o Carnaval.
Feliz ao ver que a cidade volta a respirar, os empregos voltam a surgir e a economia volta a girar… O Rio é vida, é movimento, é energia!!! Ainda que tenhamos que tomar certos cuidados, não tem nada melhor que a liberdade de viver. Esse negócio de “reclusão” JÁ DEU!!!