Na última quarta-feira (29/04), você leu aqui no DIÁRIO DO RIO que o presidente da República, Jair Bolsonaro, havia proposto que o Campeonato Carioca fosse finalizado em Brasília, utilizando-se, para isso, o Estádio Mané Garrincha.
A ideia, porém, não deve ir adiante. Nesta terça-feira (05/05), o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) emitiu um comunicado recomendando que treinos e jogos na capital federal só sejam liberados depois da existência de um protocolo de atuação referente à pandemia do Coronavírus.
O documento, que, inclusive, mencionava a sugestão de Bolsonaro, enfatizava que as arenas locais e demais arenas do Distrito Federal não devem receber nenhum evento ”enquanto não houver definição e aplicação, no âmbito esportivo, de procedimentos e protocolos de planejamento detalhados para a proteção individual e coletiva, em face do risco da pandemia ocasionada pela Covid-19, em observância à política estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e demais organismos técnico/científicos”.
Vale lembrar que o Estádio Mané Garrincha abrigará, em breve, um hospital de campanha para receber pacientes infectados pelo Coronavírus. A unidade está construção.
Isso, porém, de acordo com a Arena BSB, que administra o estádio, não seria empecilho para o recebimento das partidas.
”A Arena BSB informa que o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está apto a receber eventos esportivos, tão logo sejam autorizados pelas autoridades competentes, uma vez que a área do hospital de campanha de combate à epidemia da Covid-19 não tem contato direto com as áreas de campo, arquibancadas e camarotes”, disse o consórcio, em nota oficial.
A sugestão de Bolsonaro acerca do término do Campeonato Carioca em Brasília foi corroborada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que aprovou a ideia.
Últimos jogos do Cariocão em apenas 3 estádios do RJ
No último sábado (02/05), você também leu aqui no DIÁRIO DO RIO que, após reunião da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com médicos dos clubes cariocas, a ideia é que o Estadual, se finalizado no RJ, tenha suas partidas restantes disputadas em somente 3 estádios: Maracanã, São Januário e Nilton Santos, todos localizados na capital fluminense.