A brasileira modelo Luanna Isabelly, vencedora do Miss Universo Trans 2023, denunciou o youtuber norte-americano IShowSpeed por transfobia. O influencer abordou a modelo durante uma live transmitida direto da Marquês de Sapucaí, no Carnaval no Rio de Janeiro, na segunda-feira (12/02). Durante a conversa, ele perguntou a idade da miss.
Na sequência, porém, o youtuber repetiu a idade engrossando a voz várias vezes. Ele também falou: “Talvez exista um impostor entre nós.”
Luanna desabafou por meio das redes sociais. “Venho neste momento expressar minha profunda indignação e preocupação com este triste episódio. Acredito na Justiça deste país e, principalmente, na coerência de nossos representantes que não se calarão diante desta falta de respeito, humanidade e direito à vida.”
Diego Candido, advogado da modelo, afirmou que a cliente registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Rio, no dia 15 de fevereiro. “Obrigado, Luanna e Miss Universo Trans Brasil pela confiança. Saiba que todos os esforços serão envidados na busca de justiça e reparação. Transfobia não”, escreveu o advogado, no Instagram.
A organização nacional do Miss Universo Trans Brasil divulgou uma nota de repúdio. “Este evento não apenas ilustra os desafios enfrentados pela comunidade trans no Brasil, mas também evidencia a urgência de combater o preconceito em todas as suas formas.”