Todos estão sabendo da dificuldade que as pessoas estão tendo para reunir-se nestes tempos de pandemia. Com as igrejas católicas não é diferente; suas missas foram suspensas na maior parte das paróquias do Brasil, e no Rio de Janeiro não foi diferente. Em nome da proteção aos fiéis e aos próprios párocos, as missas presenciais não estão sendo celebradas para evitar a propagação do novo coronavírus.
Já noticiamos aqui no DIÁRIO que por força disso vários padres católicos se adaptaram ao momento e estão celebrando missas online ou mesmo fazendo procissões “de uma pessoa só” com o Santíssimo pelas ruas da cidade e tomando outras iniciativas vistas como inovadoras, e que vêm inspirando católicos e não católicos a demonstrarem solidariedade nas redes sociais.
Mas as redes de TV abertas acabaram se surpreendendo, também. A tradicional TV Aparecida, da Igreja Católica, vem crescendo em audiência nas últimas semanas. E desta vez a rede sediada em Aparecida ficou em terceiro lugar de audiência, atrás apenas de SBT e Globo, enquanto transmitia a Missa no domingo de manhã. A TV Cultura, que transmitia a mesma missa, ficou em quarto lugar; somadas as duas audiências de ambas, os católicos assistindo à tradicional celebração eram o segundo maior público assistindo TV.
A Record TV ficou em sexta colocação no horário, segundo o IBOPE, que é a fonte destes dados.
A Santa Missa é o ponto maior de fé! Realmente faz muita falta. Graças a Deus tem a TV Aparecida.