Monumento abençoado pelo Papa Francisco é danificado em Copacabana

Estátua de São Francisco de Assis recebeu a benção do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Monumento São Francisco de Assis (Foto: Reprodução Internet)

O monumento em homenagem a São Francisco de Assis, localizado na Praça do Lido, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi danificado. A avaria na estátua foi constatada após uma vistoria realizada pela associação de moradores do bairro na última semana. Não se sabe ainda se os danos foram frutos da ação de algum indivíduo, ou se foi provocado por causas naturais. Os reparos já foram providenciados.

A figura do santo foi erguida em 2013, por iniciativa dos próprios moradores de Copacabana. O objetivo era lembrar a passagem do Papa Francisco pelo bairro, que abençoou a estátua durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Durante o evento, o trajeto do papamóvel incluía uma volta entre os fortes de Copacabana e do Leme, foi nessa ocasião que o papa Francisco abençoou o monumento de São Francisco de Assis. Na época, ele recebeu uma réplica de uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana que foi oferecida por fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana.

Em uma das reuniões comunitárias, moradores sugeriram que fizéssemos uma estátua para deixar um marco da visita do papa, e que fosse um reconhecimento da passagem de Sua Santidade pelo Rio”, disse Horácio Magalhães, presidente da Sociedade Amigos de Copacabana.”

A estátua, criação da artista plástica Marli Mazeredo, moradora do bairro, mede 2,3 metros de altura e remonta a São Francisco de Assis, em quem o papa Francisco se inspirou para adotar o nome. A obra foi instalada em definitivo na semana seguinte à visita do papa, na Praça do Lido, e contou com a presença de D. Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

Uma réplica do monumento também foi entregue ao Papa pela diretora da Sociedade Amigos de Copacabana, Claudia Maia.

Além disso, uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana também foi entregue a Nelson Francelino, pároco da igreja de mesmo nome e bispo auxiliar do Rio.

Atrás da imagem, foram colocados os nomes de 60 crianças, entre 4 e 6 anos, que eram atendidas e frequentavam a paróquia.

Será como um pedido de proteção de Maria para essa nova geração”, disse padre Anísio, vigário da Igreja Nossa Senhora de Copacabana.

Um dos santos mais populares da Igreja Católica, São Francisco de Assis é muito conhecido por ser o padroeiro dos animais. Sua imagem também é muito utilizada dentro do movimento ambientalista.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Monumento abençoado pelo Papa Francisco é danificado em Copacabana

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui