Em meio ao aumento de assaltos no Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, moradores adotaram uma medida incomum para enfrentar a criminalidade: o uso de canetas laser para alertar motoristas sobre a presença de criminosos nas vias mais movimentadas. A ação tem se tornado frequente em locais como a Avenida Salvador Allende, especialmente nas proximidades da Avenida das Américas. As informações são da Rádio Tupi.
A tática, que consiste em apontar lasers nos suspeitos para alertar os motoristas, ganhou popularidade após vídeos da prática circularem nas redes sociais. Em uma das gravações, é possível ver um assaltante tentando se esconder da marcação luminosa. “Quando o laser não é suficiente, alguns moradores também recorrem a gritos para avisar quem está passando”, contou um morador que preferiu não se identificar.
Criminosos agem em pontos estratégicos
Segundo relatos, os assaltantes costumam aproveitar o horário do entardecer, quando o trânsito na região desacelera, para pular as grades da Avenida Salvador Allende e abordar os motoristas. Após realizarem os roubos, eles escapam rapidamente, saltando de volta as cercas e fugindo por caminhos conhecidos.
“Eles pulam as grades, assaltam e desaparecem rapidamente. Nós, moradores, sentimos que não há outra saída a não ser tentar avisar os motoristas como podemos”, comentou outro morador, que também mencionou o aumento da sensação de insegurança entre os residentes.
Policiamento intensificado na região
Em resposta às ocorrências, a Polícia Militar informou que o Batalhão do Recreio está intensificando as patrulhas no bairro. “O número de prisões tem crescido este ano, com uma média de 118 prisões mensais”, afirmou um porta-voz da corporação. No entanto, muitos moradores ainda relatam insegurança e buscam formas alternativas para alertar a comunidade e se protegerem.
A iniciativa dos lasers gerou um debate nas redes sociais, com opiniões divididas entre apoio à ação dos moradores e preocupações sobre segurança.
Acho que um problema grande também e divulgar o que está dando certo, agora os assaltantes ficarão atentos. A partir do momento em que se divulga uma coisa que possa nos ajudar, eles ficam informados. Aí é que está o problema. Tudo acaba sendo divulgado e eles assistem tv, ouvem rádio e tem acesso a internet, óbvio que farão alguma coisa para burlar.
Pura verdade! Tem que pagar ao batalhão para ter segurança, um dois iptus mais caro e não temos paz
E olha que há menos de 500 metros dali tem um batalhão da PM que tem olhos somente para o Barra Shopping, Village Mall, Península, Casa Shopping etc…nessas áreas vimos várias viaturas.