
Após um ano, João Marcelo Drummond foi aprovado no exame prático de direção do Detran, na última semana, e agora é habilitado. Em fevereiro de 2024, Drummond, que trabalhava como motorista de aplicativo foi multado e teve o carro rebocado na Rodoviária Novo Rio.
Na ação que deixou Marcelo sem o seu ganha pão, os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) notaram que João Marcelo Drummond não tinha as duas pernas. Para dirigir, ele usava um cabo de vassoura que o auxiliava a pressionar os pedais. João também não era habilitado.
Após o episódio Drummond foi inscrito no programa Cidadania Sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito. O curso oferece aulas gratuitas de direção para pessoas com deficiência que precisam de carro adaptado.
João Marcelo disse que durante todo o curso foi muito bem tratado. Apesar de riscos de dirigir sem habilitação e tendo que adaptar um cabo de vassoura, o novo habilitado disse que fez isso porque precisava trabalhar para sustentar a sua família.
João é casado e pai de três filhos e reside em Campo Grande, na Zona Oeste. Depois do susto, o condutor incentiva que outras PCD se inscrevam no Cidadania Sobre Rodas.
Nesta segunda-feira (7), ele recebeu a sua CNH no posto da Avenida Francisco Bicalho, que é acessível.
O presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, elogiou João Marcelo por sua coragem e determinação que o levaram à conquista da sua carteira de motorista, provando que, com apoio e oportunidade, é possível a todos superarem de desafios.