O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil cumpriram hoje (11/09) 12 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão contra acusados de integrar uma organização criminosa especializada em roubo de cargas no estado. O grupo seria responsável por roubos de cargas transportadas por caminhões, na região serrana e na Baixada Fluminense.
As investigações começaram em março, depois do roubo de uma carga de leite na BR-040, em um acesso ao distrito de Itaipava, em Petrópolis, na região serrana. A partir daí, a Delegacia de Itaipava (106ª DP) descobriu que, no período entre julho de 2019 e agosto deste ano, a quadrilha praticou pelo menos 13 roubos à mão armada, que causaram o prejuízo total de R$ 2,05 milhões para os proprietários.
De acordo com o MPRJ, a organização criminosa tinha quatro núcleos: um setor responsável por executar os roubos, outro por fornecer os veículos para os atos criminosos, um para dar destinação aos caminhões e outro responsável pela guarda e destinação da carga roubada.