Uma mulher de 59 anos que trabalhava há 46 anos para a mesma família em situação análoga à escravidão foi resgatada no Recreio dos Bandeirantes. De acordo com as informações dos responsáveis pelo resgate, divulgadas pelo portal de notícias “g1”, ela não recebia salários e não tirava folgas, ficando à disposição da família para qual trabalhava de forma ininterrupta. O caso só foi divulgado nesta quarta-feira (24/07) após a resolução de todos os trâmites trabalhistas e financeiros.
A operação de resgate foi feita de forma conjunta entre Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e a Auditoria-Fiscal do Trabalho, com apoio da Polícia Federal, e realizada no dia 2 de julho.
A mulher também não tinha conta bancária e tampouco amigos ou familiares, já que saiu de Pernambuco em 2016 para trabalhar para essa mesma família no Rio de Janeiro, cuidando do pai e agora também dos filhos.
O MPT firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) com o empregador, garantindo o reconhecimento do vínculo de emprego e o pagamento de salários e das verbas trabalhistas do período, além de indenização por dano moral. A vítima conseguiu um acordo que totalizou R$ 768 mil. Agora, ela vai voltar para Pernambuco, sua terra natal.
Antes de viajar, ela foi realizar um sonho e conhecer o Cristo Redentor, local que nunca tinha visitado desde que foi morar no Rio de Janeiro.
Como tudo começou?
Ela foi adotada? Sequestrada? Como ela foi parar nessa família? Com 13 anos ela cuidava de alguém? Ela nunca teve ninguém por ela? Era cárcere privado? Com 50 anos ela veio obrigada pro Rio?
Como devem ser ricos nunca colocam os nomes e fotos né? Quem são esses seres desprezíveis???
Quando li pela primeira vez nao entendi em relação as datas mas depois percebi que ela ja trabalhava pra essa mesma familia antes de 2016 em Pernambuco. E posteriormente no Rio. A partor de 2016.
Que matéria confusa. Ela veio pasa o Rio há 8 anos mas trabalha a 46 anos para a família ? Ela já trabalhava para essa família antes ?
Jornalismo ? Mais confunde do que esclarece ?
Entendi que ela está com esta família desde os 13 anos de idade, cuidando do pai e agora de seus filhos. Creio que a família para quem ela “trabalhava” morava em pernambuco antes de virem morar no rio de janeiro, em 2016.