Em celebração ao Corpus Christi, a Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, prepara, nesta quinta-feira (08/06), a confecção do tradicional tapete de sal, considerado o maior de toda a América Latina. A expectativa é de que a festividade, que começa às 7h, receba cerca de 100 mil pessoas.
O tapete será montado ao longo de dois quilômetros e mais de 6 mil voluntários estão empenhados na confecção, que usa mais de 50 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas e serragem. Serão produzidos 240 tapetes da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro.
Este ano, a equipe do Santuário Cristo Redentor foi convidada a celebração, mas de maneira sustentável. Os resíduos coletados na areia e no calçadão da Praia do Guido, na Zona Oeste do Rio, durante uma ação de limpeza, no último domingo (04/06), serão utilizados na produção dos tapetes.
O que é a solenidade de Corpus Christi?
É a Festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A celebração refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. A data é comemorada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes e da Festa da Santíssima Trindade. Os tradicionais tapetes de sal, remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém.
Confira a programação da celebração:
- 8h às 10h30: Bandas católicas sobem no palco principal para cantar louvores
- 14h30: Reza do terço da misericórdia
- 16h: Santa Missa será celebrada por Dom José Francisco Rezende Dias
- Após a missa: Procissão com o Santíssimo Sacramento
Confira as vias interditadas até o fim do evento:
- Rua Cel. Moreira César, em toda sua extensão
- Rua Dr. Feliciano Sodré, em toda sua extensão
- Ruas Lara Vilela e Sá Carvalho, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Coronel Moreira César
- Travessa Zeferino Reis, entre a Av. Presidente Kennedy e a Rua Dr. Feliciano Sodré
- Rua Salvatori, entre as ruas Dr. Feliciano Sodré e Aluísio Neiva
- Rua Eduardo Vieira, Trav. Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo, entre as ruas Dr. Nilo Peçanha e Aluísio Neiva
- Rua Dr. Nilo Peçanha, entre a Praça Dr. Luiz Palmier e a interseção com a Rua General Antônio Rodrigues