Mural em homenagem a Grande Otelo na Estação Silva Freire da SuperVia será inaugurado nesta sexta-feira

Família e amigos do artista vão conhecer a obra de arte urbana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mural em homenagem a Grande Otelo na Estação Silva Freire da SuperVia (Foto Divulgação)

Ao longo das últimas duas semanas, quem passou pela Estação Silva Freire da SuperVia pôde acompanhar o surgimento de uma obra de arte urbana: um mural em homenagem ao ator, cantor e compositor Grande Otelo. Nesta sexta-feira (19), será a vez de a família e os amigos de um dos artistas brasileiros mais importantes de todos os tempos verem de perto a homenagem.  A inauguração do mural, que leva a assinatura do grafiteiro Cazé Arte e do time do projeto NegroMuro, está marcada para 10h.

A Silva Freire é a segunda estação da SuperVia a ganhar um mural. Desde o ano passado um grafite do cantor e compositor Gilberto Gil enfeita a Estação Bonsucesso, em uma referência à música “Expresso 2222”. Já o grupo NegroMuro, em seis anos de atuação, produziu 56 murais, sempre celebrando os grandes nomes negros da história do Rio de Janeiro.

A escolha da estação e do homenageado é também uma forma de manter viva a memória de um clássico do cinema brasileiro: “Rio, Zona Norte”, de Nélson Pereira dos Santos, lançado em 1957. O filme, que teve a Silva Freire como uma de suas locações, é protagonizado pelo personagem Espírito de Luz, em uma interpretação marcante de Grande Otelo.

A trilha sonora de Zé Ketti, com partituras de Alexandre e Radamés Gnatalli, serve de pano de fundo para  a história de Espírito da Luz, um sambista que, à beira da morte, revê os desafios que enfrentou para ter suas canções gravadas. Escolhido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos, “Rio, Zona Norte” apresenta ao espectador os subúrbios e a Central do Brasil a partir da perspectiva do trem, do trabalhador e  do povo carioca. 

Advertisement

O mineiro Sebastião Bernardes de Souza Prata nasceu em 1915 e adotou o nome artístico de  Grande Otelo. Até falecer, em 1993, fez dezenas de filmes e programas de TV. Parceiro de Oscarito nas chanchadas, conquistou o coração da crítica ao interpretar Macunaíma, na versão cinematográfica do livro de Mário de Andrade.

A Silva Freire também tem um passado de muita história, já que está completando 128 anos. Ela foi batizada com o nome do engenheiro ferroviário José Joaquim da Silva Freire, que criou um modelo pioneiro no Brasil e na América Latina de ensino profissionalizante, para suprir a demanda por técnicos ferroviários. Ainda hoje, ao lado da Oficina de Deodoro da SuperVia, funciona a Escola Técnica Estadual de Transportes Engenheiro Silva Freire.

Para a inauguração do mural, estão confirmadas as presenças de Grande Otelo Filho, filho de Grande Otelo; de Geisa Ketti e Onesio Meirelles (filha e genro/biógrafo de Zé Ketti); de Ney Santanna, filho de Nelson Pereira dos Santos; e do cineasta Luiz Carlos Lacerda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mural em homenagem a Grande Otelo na Estação Silva Freire da SuperVia será inaugurado nesta sexta-feira
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui