O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) comemora seus 75 anos com a abertura da exposição “Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas”, a partir do dia 27 de maio. A mostra traz mais de 500 itens do acervo do MAM, entre eles documentos e obras do arquivo. O evento expõe ao público experiências a partir dos cinco eixos temáticos que foram fundamentais para a história do Museu.
Os visitantes serão convidados a olhar mais profundamente a trajetória do Museu nas suas três primeiras décadas a partir das cinco áreas de atuação: educação, design, experimentação, cinemateca e movimentos artísticos, também relembrar do incêndio de 1978. A curadoria é o resultado do esforço de toda equipe que está por trás dessa exposição, que irá reunir grandes nomes do acervo do MAM Rio.
“Atuando de forma revolucionária, o MAM Rio não somente abrigou manifestações artísticas, mas apoiou e incentivou a experimentação“, destaca Beatriz Lemos, curadora do museu. “A ideia da mostra é dar visibilidade a esses momentos em que a instituição foi um espaço único de vanguarda.”
O evento conta com grandes nomes do acervo para sinalizar acontecimentos no MAM RIO onde foi lugar de produção e fazer artístico, entre eles estão: Abraham Palatnik, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Lygia Clark, Lygia Pape, Max Bill, dentre 93 nomes da arte brasileira e internacional.
“Os campos de atuação escolhidos cimentam a relevância do MAM Rio como uma instituição que se entende, desde sua fundação, como um centro de formação e um espaço intimamente ligado às dinâmicas da cidade“, comenta o diretor artístico Pablo Lafuente. “Em cada uma dessas áreas, obras do acervo são apresentadas junto a documentos dos arquivos do museu, escrevendo a história por meio de objetos, registros e narrativas que mostram cursos de ação que se entrecruzam em movimentos de convergência e divergência.
- Serviço:
Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas
Abertura: 27 de maio de 2023
Encerramento: 3 de dezembro de 2023 - Endereço: av. Infante Dom Henrique, 85 Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Horários: De quarta a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h
Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual
Ingressos: site