O Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, e que foi atingido por um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018, deu início nesta sexta-feira (12/11) às obras de restauração das fachadas e dos telhados do bloco 1 do local.
A intervenção integra o projeto ”Museu Nacional Vive”, que tem como empresas parceiras, por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Vale, contribuintes financeiras para tal.
”Estamos aqui hoje virando a página. O museu fica em um dos locais mais belos de nossa cidade, do nosso estado. Aprendemos, da pior forma possível, mas aprendemos. Temos a chance de construir uma instituição que sirva de referência e modelo, não só no Brasil, mas na América Latina”, disse Alexandre Kellner, diretor do Museu Nacional.
Vale ressaltar que as obras estão previstas para serem totalmente concluídas em 2026. Já a reinauguração do museu, ao menos o setor dos jardins, está marcada para 07 de setembro de 2022, data que marca o bicentenário da declaração da Independência do Brasil.